Boletim da noite, Alerta para TEMPO SEVERO – CICLONE TROPICAL

Posted on Posted in Geral, Previsão do tempo

Sharing is caring!

Nesta quinta-feira (21/03), linhas de instabilidade, associadas à Zona de Convergência de Umidade (ZCOU), poderão ocasionar em tempestades fortes pelo país, associadas à formações de CCM (Complexo Convectivo Mesoescala) sobre os estados do Centro-Oeste, Sudeste do Brasil e o Nordeste. Até a madrugada, nuvens convectivas entre os estados do RJ, nordeste de MG, norte do ES, TO e SE poderão acarretar em chuvas volumosas de até 150 mm, acompanhadas de descargas elétricas, vendavais acima de 100 km/h e queda de granizo. Não se descarta chance para formação de tornados sobre algumas destas áreas. Nova área de baixa pressão, sinalizada pela agência NOAA, incrementará nos próximos dias, associadas à formação da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) poderá causar enchentes inundações e deslizamentos de encostas. Nas demais áreas do centro-oeste de MT e áreas do Norte do Brasil, a divergência em altitude, combinado com intenso aquecimento diurno devido a ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) com 1016 hPa, deverá favorecer pancadas de chuva forte com intensidade em algumas regiões. Informe válido para as próximas 30 horas de (22/03/2019).

ATENÇÃO: FÓRUM!

Ciclone tropical, dias 23 e 24/03, na costa da BA, ES e RJ, conforme publicação da agência NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) em discussão sobre os volumes de chuvas, de até 150 mm, poderão acarretar em enchentes, inundações e deslizamentos de encostas. Conforme observado desde o último dia 20/03, existe chance realmente deste ciclone por alguns modelos como: GFS e GEM. Chance para um furacão e risco para um Landfall? Ou por divergências dos modelos, poderia seguir a SE do continente diminuindo os risco para tal? O ciclone tropical “IBA”,poderá ser nomeado pelo órgão responsável pela Bacia do Atlântico Sul, influenciando as tempestades sobre o país, elevando para o estágio de tempo severo em SC, PR, SP (litoral), MG, RJ e o ES, para núcleos isolados de CCM (Complexo Convetivo Mesoescala) ou SCM (Sistema Convectivo Mesoescala)? Com risco de ressaca intensa e ventos costeiros fortes acima de 100 km/h ?

MODELO GFS-NOAA 22/03/219
ESTIMATIVAS DE CHUVAS em 150 mm no RJ, ES e BA

ACUMULADOS DE CHUVAS, riscos potenciais:
Chuva entre 50 a 100 mm/h ou 100 a 200 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.

Instruções:
Evite enfrentar o mau tempo.
Observe alteração nas encostas.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

TEMPO SEVERO, riscos potenciais para tornados:
Chuva entre 100 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (a partir 117 Km/h), e queda de granizo. Risco para destelhamentos de casas, queda de árvores e postes quebrados, e alagamentos.

Instruções:
– Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
– Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte de pesquisa:
NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), Marinha do Brasil, GFS, INPE, INMET, SIMEPAR, RINDAT.