Depois de uma forte onde de calor nos últimos dias, o fim de semana com chance de ventos fortes e chuvas em boa parte no sudeste e nordeste do Brasil, devido à formação de um cavado, área de baixa pressão, de forma alongada, e suporte do JBN (Jato de Baixos Níveis), que alinhou em direção ao oceano. Segundo projeções ECMWF e GFS, a subida da massa polar com 1032 hPa, manterá as temperaturas abaixo da média entre as regiões costeiras de SC, PR, SP, MG, RJ, ES até o interior da BA. Na região do nordeste um cavado associada a subida da massa polar, poderá causar tempo severo em algumas localidades litorâneas.
Seguiremos os modelos para baixas pressões, conforme visto nos modelos da NOAA. Acreditamos que este posicionamento pode gerar alguns conflitos de opiniões sobre as condições atmosféricas nos próximos dias. A presença da massa polar induzirá queda nas temperaturas abruptamente entre o sul, sudeste e até o nordeste. No Sul, grande parte da região terá temperaturas mínimas inferiores a 0°C, entre a noite deste domingo (22/09) e madrugada do sexta-feira (27/09) haverá condição e risco à população vulnerável.
MODELO GFS–BAIXAS PRESSÕES
Nos últimos dias os furacões “Humberto e Jerry” formaram no Oceano Atlântico, associados a onda tropical e a ZCIT (Zona de Convergência Intertropical). Ambos os furacões contribuíram em grandes acumulados de chuvas na Amazônia. Estas baixas pressões desceram em direção à região sudeste alinhadas a convergência de umidade, JBN. Desta forma, observadas nos modelos GFS, indicam um sistema de baixa pressão (cavado) sobre parte do RS, SC, PR, SP e RJ que poderá ocasionar em linhas de instabilidade e poderão vir acompanhadas de descargas elétricas, vendavais e queda de granizo associadas ao calor e umidade das localidades já mencionadas.
MODELO-GFS 2/09/2019 – CHUVAS INTENSAS LITORAL SUDESTE
Áreas afetas para 91 municípios do RJ:
Costa Verde, Noroeste Fluminense, Baixadas Litorâneas, Metropolitana Do Rio De Janeiro, Norte Fluminense, Médio Paraíba, Centro Sul Fluminense, Serrana Fluminense.
Áreas afetas para 26 municípios do SP, litoral:
Vale Do Paraíba/Litoral Norte, Metropolitana De São Paulo, Litoral Sul/Baixada Santista/Vale do Ribeira.
ACUMULADOS DE CHUVAS, riscos potenciais:
Chuva entre 50 a 100 mm/h ou 100 a 200 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.
Instruções:
Evite enfrentar o mau tempo.
Observe alteração nas encostas.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
TEMPO SEVERO, riscos potenciais para tornados:
Chuva entre 100 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (a partir 117 Km/h), e queda de granizo. Risco para destelhamentos de casas, queda de árvores e postes quebrados, e alagamentos.
Instruções:
– Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
– Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Estimativas para a semana de (21 à 23/09/2019):
ATENÇÃO!
Neste Sábado (21/09): Chegada da primavera, a cidade do RJ segue parcialmente nublada devido a cavado nos níveis médios em 850 hPa, convergência de umidade e por influência do JBN (Jato de Baixos Níveis) que avança para o mar. Existe risco para temporais devido ao ingresso da massa polar oceânica que poderá desestabilizar as condições atmosféricas entre os estados de SP, RJ e ES.
ATENÇÃO!
Domingo (22/09): Ingresso da massa polar poderá ocasionar em TEMPO SEVERO e quedas nas temperaturas entre os estados do sul ao sudeste. Chance de ventos costeiros moderados a fortes, ligeira ressaca e chance para chuvas de fraca a moderada entre SP, sul de MG, RJ e ES. As atenções devem se voltar para o final da tarde.
ATENÇÃO!
Segunda-feira (23/09): Segundo as projeções, a massa polar oceânica, vórtice ciclônico com 1031 hPa, causará queda nas temperaturas abruptamente entre os estados do sul ao sudeste. As pancadas de chuva localmente fortes ocorrerão entre o litoral de SP, RJ, ES e o sul da BA. Novo cavado com 1006 hPa sobre o centro-oeste poderá induzir e provocar temporais isolados, minimizando a onda de calor dos últimos dias.
Fonte de pesquisa: NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica), GFS, GEM, NAVAGEM, CMC, INMET e INPE.