Ciclone provoca chuva e queda nas temperaturas (2019)

Posted on Posted in Tempestades

Sharing is caring!

Matéria publicada em 04 de Agosto de 2019. Ciclone provoca chuva e queda nas temperaturas!

Durante a madrugada as temperaturas caíram, abruptamente, por um influência de um ciclone extratropical, entre o sul e o sudeste, afastado da costa brasileira. Segundo projeções ECMWF e GFS, a subida da massa polar manterá as temperaturas abaixo da média entre RS, SC, PR, MS, MT, SP, MG, RJ, ES até o interior da BA, mantendo o episódio de friagem na região norte. Nesta segunda-feira (05/08) o cavado na troposfera média deverá se intensificar gerando um vórtice ciclônico (VC). Este sistema deverá deixar o tempo instável em áreas do sul de GO, norte de MS, oeste de SP e triângulo mineiro.

 

A presença da massa polar, vórtice ciclônico com 1036 hPa induzirá queda nas temperaturas, abruptamente, entre o sul, sudeste até o nordeste. No sul, grande parte da região terá temperaturas mínimas inferiores a 5°C, entre a noite deste domingo e madrugada de segunda-feira (05/08). No sudeste haverá condição e risco à população vulnerável, devido às chuvas persistentes.

 

ACUMULADOS DE CHUVAS, riscos potenciais:
Chuva entre 50 a 100 mm/h ou 100 a 200 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.

Instruções:
Evite enfrentar o mau tempo.
Observe alteração nas encostas.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

TEMPO SEVERO, riscos potenciais para tornados:
Chuva entre 100 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (a partir 117 Km/h), e queda de granizo. Risco para destelhamentos de casas, queda de árvores e postes quebrados, e alagamentos.

Instruções:
– Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
– Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Estimativas para a semana de (04 à 08/07/2019):

Nesse domingo, (04/08), um ciclone extratropical no oceano afastado da costa brasileira e ingresso da massa polar contribuem para temperaturas baixas e chuva localizada entre SP, RJ, MG, ES e BA. A forte massa polar provocou geadas generalizadas e mínimas negativas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina na sexta e no sábado avançando pelo Paraguai, Uruguai e em boa parte do centro sul. As mínimas ainda serão baixas nas próximas 48 horas.

ATENÇÃO, TEMPERATURAS BAIXAS!

Segunda-feira (05/08): a frente fria, associado ao ciclone extratropical, avançará pelo oceano e as chuvas diminuirão gradativamente. As mínimas permanecerão, devido a influência do vórtice ciclônico com 1035 hPa, um anti-ciclone muito frio. As chuvas deverão permanecer fracas e isoladas entre SP, RJ e ES, de forma litorânea, associadas à borda. Entre o ES e a BA, um cavado associado a subida da frente-fria poderá ocasionar em chuvas mais elevadas, não descartando possibilidades de transtornos urbanos.

OBS: A combinação do ar frio em níveis médios associado ao VC (vórtice ciclônico) e o aquecimento diurno da superfície, deixará a atmosfera instável e poderá ocasionar pancadas de chuvas localizadas. inclusive não se descartando a possibilidade de queda de granizo de forma bastante isolada, principalmente, entre a segunda (05/08) e a terça-feira (06/08).

ATENÇÃO!

Terça-feira (06/08): distúrbios nos níveis médios da troposfera mantém ligeira instabilidade entre os estados de SP e RJ (faixa litorânea) com possibilidade de abertura de sol no final da tarde. Em MG e ES, regiões de divisa, chance de chuva fraca associada à subida da frente-fria. Segundo projeções, mantendo os riscos para agitação marítima e ventos costeiros. No sul do Brasil, as temperaturas voltam a subir, a massa polar deverá começar a perder força e as temperaturas entrarão em gradativa elevação. Novo sistema, baixa pressão, cavado poderá causa tempestades na Argentina, Uruguai e o RS.

ATENÇÃO, DISTÚRBIO NOS NÍVEIS MÉDIOS!

Quarta-feira (07/08): novo distúrbio nos níveis médios, com possibilidade para formação de uma CCM (Complexo Convectivo Mesoescala) entre a Argentina, Uruguai e RS, poderá ocasionar em chuvas volumosas acompanhadas de descargas elétricas, vendavais de 100 km/h e queda de granizo. Nos casos mais severos, não se descarta possibilidade para formação de “tornados”.

ATENÇÃO, CAVADO/CICLONE?

Quinta (08/08) e sexta-feira (09/08): um ciclone, cavado de superfície com 1007 hPa, poderá gerar ventos costeiros fortes e agitação marítima intensa entre as regiões costeiras da Argentina, do Uruguai e do RS, com possibilidade de chuvas volumosas acompanhadas de descargas elétricas, vendavais de 100 km/h e queda de granizo. Nos casos mais severos, não se descarta possibilidade para formação de “tornados”.

OBS: Novo ingresso da massa polar poderá ocasionar em tempestades fortes com suporte do JST (Jato Subtropical) não descartando possibilidade de neve entre os países vizinhos e os estados do sul do Brasil.

Fonte de pesquisa:
NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), NASA, GFS, GEM, NAVAGEM, CMC, INCO, INPE e INMET.