Matéria publicada 2 de Agosto de 2018. Final de semana com temporais no Sudeste!
A semana está começando com a formação da convergência de umidade JBN “Jato de Baixos Níveis” e suporte da corrente de jato em altitude que contribuirá para temporais no final de semana. Segundo os modelos ECMWF e GFS da NOAA, um cavado de superfície no Atlântico entre o Sul e Sudeste até o final de semana poderá acentuar as condições para chuvas intensas entre as regiões.
Área de baixa pressão com 1010 hPa, cavado provoca temporais muito forte já nesta sexta-feira, 03/08, entre os estados de SP, RJ, parte de MG e ES, devido as áreas de instabilidade, que poderão vir acompanhadas de chuva forte, descargas elétricas, ventos costeiros moderados. Segundo as projeções GFS, haverão pequenos intervalos de sol até a próxima quinta-feira, dia 09/08.
INMET- 60 HORAS DE 04/08/2018
Para os próximos dias, ocorrerão mudanças significativas em grande parte do Brasil. A presença da circulação anticiclônica em 500 hPa e em 250 hPa manterá ainda o predomínio do sol com poucas nuvens e baixa umidade relativa do ar, principalmente no período da tarde, em áreas em que domina o escoamento sobre o centro-norte do Brasil e interior nordestino. Em algumas localidades, a umidade do ar atingirá valores inferiores a 30%.
ACUMULADOS DE CHUVAS, risco potenciais:
Chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco.
Instruções:
Evite enfrentar o mau tempo.
Observe alteração nas encostas.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
TEMPESTADES, Riscos Potenciais:
Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Instruções:
– Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
– Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Predições/Estimativas da semana (algumas modelagens podem se antecipar ou declinar por divergências):
Quarta-feira (01/08), a Cidade do RJ seguiu ao longo do final de semana com céu claro e calor. A chegada de um cavado e o resquício de uma frente fria possibilitaram temperaturas amenas e chuvas moderadas no Estado. O bloqueio atmosférico no Atlântico, a ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) se afastou do continente.
Quinta-feira (02/08), ventos úmidos de superfície contribuirão para temperaturas amenas na região Sudeste, principalmente em SP e RJ. A miníma prevista para o Sul do Brasil é de até 9º graus. Na região Sudeste, as temperaturas ainda permanecerão baixas devido o fluxo de leste, com mínimas de até 16º graus.
=== ATENÇÃO JBN NO SUDESTE ===
Sexta-feira (03/08), modelos indicam temporais entre os estados do RS, SC, PR, SP, RJ, MG e ES, devido a formação da convergência de umidade, JBN “Jato de Baixos Níveis” e suporte da corrente de jato em altitude. Nova cavado, área de baixa pressão com 1010 hPa, deverá contribuir em temporais. Poderá vir acompanhada de chuvas fortes, descargas elétricas, vendavais e risco para queda de granizo. Não se descarta chance para formação de tornados devido as nuvens convectivas.
Sábado (04/08), chance para chuva de moderada a forte e ligeira queda nas temperaturas devido ao cavado de superfície com 1010 hPa sobre o Sudeste. Ressalta-se, que as projeções indicam, área de baixa pressão poderá causar tempo severo entre SP, RJ, MG e ES de forma generalizada até o final do dia. Poderá vir acompanhada de chuvas fortes, descargas elétricas, vendavais e risco para queda de granizo. Não se descarta chance para formação de tornados devido as nuvens convectivas.
Domingo (05/08), divergência entre os modelos GFS e ECMWF, cavado avança para o mar e entra em dissipação. O sol deverá aparacer entre nuvens até o final da tarde no RJ, com chance para temporais isolados entre as regiões do norte e noroeste fluminense, incluindo o ES. Novo cavado em 500 hPa nos Andes, desestabiliza o interior do país. A convergência de umidade (JBN) ganha força até o final do dia. São esperadas novas linhas de instabilidades entre PR e SP. As chuvas poderão ser fortes, acompanhadas de descargas elétricas, vendavais de 100 km/h e queda de granizo.
=== ATENÇÃO NOVO CAVADO NO SUDESTE ===
Segunda-feira (06/08), divergências dos modelos GFS e ECMWF indicam que a convergência de umidade e nova área de baixa pressão (com 1012 hPa) avança para o oceano. Chance para chuvas moderadas a fortes acompanhadas de descargas elétricas, vendavais e queda de granizo, principalmente no litoral do Sudeste. Até o final do dia, duas novas baixas pressões se formam no Oceano Atlântico Sul. Novas linhas de instabilidades se acentuam sobre as regiões do PR e de SC, de forma isolada, e no Sudeste com possíveis impactos pelos grandes volumes de chuvas.
Terça e quarta-feira (07 e 08/08), novas projeções dos modelos GFS, ECMWF, GEM e CMC, indicam novo cavado ou uma frente estacionária alinhada com o continente, que poderá provocar temporais no litoral do Sudeste. Outras projeções indicam novo cavado no Sul do Brasil, entre a Argentina, o Uruguai, RS, SC e PR, que poderá ocasionar temporais isolados.
Colaboração do Prof. Douglas V. O. Lessa Paleontólogo do Clima
Fonte de pesquisa: NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica), GFS, GEM, NAVAGEM, CMC, GLOBAL, INMET, INPE, Marinha do Brasil, Windy e Tempo.pt.