Matéria publicada em 20 de Agosto de 2020. Massa polar provoca temporais!
A semana começa com temporais no sul do Brasil associada ao Jato Subtropical (JST) que, nos últimos dias, provocou muitas tempestades e tornados em pleno inverno no sul do Brasil. Segundo projeções INCO e GFS, o cavado, área de baixa pressão de origem subtropical, poderá ocasionar chuvas intensas com possíveis transtornos com relação a enchentes e deslizamentos de encostas por vários dias, seguidos de chuvas. Na região sudeste, estimativas são de tempestades sinalizado pelo modelo americano.
Até a próxima quinta-feira (20/08) são esperados grandes acumulados de chuvas de 75 a 100 mm entre o sul e sudeste do Brasil. Projeções dos modelos GFS, ICON e NAVAGEM sugerem que a baixa pressão (cavado) com intercalação nos dias subsequentes com possibilidade para tempestades no inverno.
ATENÇÃO! INGRESSO DA MASSA POLAR!
Ingresso da massa polar entre os dias 19, 20, 21, 22, 23, 24 com a dissipação até 25/08. Quedas nas temperaturas abruptamente em diversos estados. As maiores possibilidades de nevar estão entre a Argentina, o Uruguai, o RS e SC.
ATENÇÃO! MODELO GFS-ANOMALIA EM 850 hPa!
ATENÇÃO! Seguiremos os modelos para baixas pressões, cavado, conforme visto nos modelos da NOAA. Acreditamos que este posicionamento pode gerar alguns conflitos de opiniões sobre as condições atmosféricas nos próximos dias. Em caso de confirmação, devem ter cuidado e dos riscos que este tipo de sistema pode produzir. A presença da massa polar no oceano poderá causar queda nas temperaturas entre o sul, sudeste e em parte do nordeste. Existem riscos para chuvas intensas e possíveis impactos como enchentes, inundações, e deslizamentos de encostas associadas à convergência de umidade em baixos níveis…
PROJEÇÕES CHUVAS INTENSAS 19 a 23/08/2020
ACUMULADOS DE CHUVAS, riscos potenciais
Chuva entre 50 a 100 mm/h ou 100 a 200 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco.
Instruções:
Evite enfrentar o mau tempo.
Observe alteração nas encostas.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
TEMPESTADES, riscos potenciais:
Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos;
TORNADOS, riscos potenciais:
Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (a partir de 140 Km/h), e queda de granizo. Risco para destelhamentos de casas, queda de árvores e postes quebrados.
Instruções:
– Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
– Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Estimativas até a próxima semana de (19 a 24/08//2020):
ATENÇÃO! CAVADO!
Quarta-feira (19/08): Uma área de baixa pressão se deslocou do Paraguai, com 1008 hPa, em direção a região sul, centro-oeste e sudeste do Brasil, região costeira. No período da tarde, o cavado se intensificará ocasionando TEMPO SEVERO associado à formação de nuvens do tipo Cumulonimbus de grande crescimento vertical. Lembrando, ingresso de massa polar oceânica associada a dois sistemas de baixas pressões afastados do continente. Manter atenção nas próximas horas. A massa de ar quente para áreas de MS e SP contribuem para as áreas de instabilidades. Algumas projeções sugerem grandes acumulados de chuva entre 75 a 100 mm.
ATENÇÃO! SUBIDA MASSA POLAR, CAVADO ESTACIONÁRIO!
Quinta-feira (20/08): Um sistema de alta pressão com 1032 hPa associado ao ingresso da massa polar e Jatos Polares (Norte e Sul) resultarão em quedas de temperaturas abruptamente em vários países como Argentina, Paraguai e Uruguai. Nos estados do sul, centro-oeste, sudeste e parte do norte do país, as maiores chances de nevar serão no RS, SC, na Argentina e no Uruguai. Projeções dos modelos GFS e ICON sugerem até a madrugada, baixa pressão avançará dá região costeira do sul do Brasil, se aprofundando lentamente em direção ao sudeste. Nesse momento, existirá risco de ventos costeiros moderados a fortes? Não se descarta possibilidade de chuvas intensas de 75 a 100 mm, acompanhadas de descargas elétricas, vendavais de 100 km/h e queda de granizo associados à chegada da massa polar entre os estados. Os órgãos competentes deverão cuidar da população vulnerável devido as baixas temperaturas.
ATENÇÃO! Apesar de ampla divulgação do ingresso da massa polar, o sistema mencionado acima “cavado estacionário” poderá amplificar as chuvas nas regiões costeiras por vários dias consecutivos e eventuais transtornos como enchentes e deslizamentos de encostas não estão descartados.
ATENÇÃO! FORMAÇÃO DO CAVADO, MODELOS GFS!
Sexta-feira (21/08): a massa polar produzirá temperaturas baixas em todas as regiões costeira do sul ao sudeste. Modelos GFS, NAVAGEM e ICON sugerem cavado estacionário entre as regiões litorâneas do PR, SP, RJ e ES que poderá ocasionar chuvas moderadas a fortes, entre 75 a 150 mm. ATENÇÃO! Se tratando deste tipo de sistema climatológico pode ocasionar em LI (linhas de instabilidades) em determinados momentos, geram CCM (Complexo Convectivo Mesoecala) ou SCM (Sistema Convectivo Mesoecala), formação de nuvens do tipo Cumulonimbus (nuvens de tempestades). Podemos confiar nas projeções americanas? O cavado estacionário se intensifica lentamente pelo oceano. Não se descarta a possibilidade para TEMPO SEVERO, formação de super-células, de maneira isolada. Os órgãos competentes deverão cuidar da população vulnerável devido as baixas temperaturas.
OBS: O ultimo evento relacionado a esse tipo de sistema produziu mortes na Muzema, Rio das Pedras (RJ) em 12/09/2019. Tratando de uma atmosfera ciclônica, cabe ressaltar alguns riscos.
ATENÇÃO, as modelagens sugerem temperaturas baixas, próximas a 5º graus, em SP, MG e RJ, nas regiões mais altas. Os órgãos competentes deverão cuidar da população vulnerável devido as baixas temperaturas. Segundo os modelos GFS, GOES-16 e ECMWF, existe risco para formação de “tornados” no sudeste (SP). Outros modelos sugerem nuvens convectivas podendo gerar super-células fortes nas mediações.
ATENÇÃO, segundo as projeções GFS, e ICON, as tempestades deverão chegar com risco para núcleos isolados de CCM/SCM (nuvens convectivas). Com isso, haverá condição para chuvas frequentes e intensas, com potencial para acumulados expressivos e risco de inundações, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios e enchentes a qualquer hora do dia.
ATENÇÃO, CAVADO SE APROFUNDA NO OCEANO!
Sábado (22/08): o dia começará com céu totalmente encoberto nos estados do sudeste. À tarde, o cavado estacionário (área de baixa pressão) começa a deslocar-se em direção ao ES. ATENÇÃO, não se descarta possibilidades de TEMPESTADES entre o litoral do RJ e ES podendo ocasionar chuvas de moderadas a fortes, segundos as projeções GFS, de 50 a 100 mm ao longo do dia. A massa polar ainda influenciará nas temperaturas baixas sempre no período noturno entre os estados já citados. Os órgãos competentes deverão cuidar da população vulnerável devido as baixas temperaturas.
ATENÇÃO, FORMAÇÃO DO CICLONE NO OCEANO?
Domingo (23/08) e segunda-feira (24/08) as condições atmosféricas permanecem as mesmas no sudeste, ao longo do dia, com possibilidades de chuvas isoladas entre o litoral de SP, RJ e ES até o anoitecer. No sul do Brasil, será um dia de sol e temperaturas baixas. ATENÇÃO, em todos os tópicos foi mencionado a área de baixa pressão. Segundo projeções, o possível ciclone estará afastado da costa brasileira sem representar qualquer perigo para a população. Se desenvolverá como uma depressão subtropical/tropical? O órgão da Bacia nomeará? Modelos sugerem dissipação, afastado da costa, por volta do dia 25/08. A TSM (temperatura de superfície do mar) entre 24º a 26º graus Celsius. Existe possibilidades de tempestades no litoral do nordeste devido ao ciclone que se forma entre os dias 23 a 25/08 no Oceano Atlântico Sul.
OBS: Em 21/01/2020, a Marinha do Brasil, órgão responsável pela Bacia, nomeou a Tempestade Subtropical “Kurumi” em Tupi Guarani (menino). Naquela época, houve o ingresso da massa polar até o litoral entre o ES e a BA. O ciclone causou transtornos em algumas regiões do nordeste. Este tipo de sistema de baixa pressão funciona como um aspirador de pó, sugando a umidade para o seu centro. Cabe ressaltar, que ciclones de origem subtropical são mais propícios no verão, quando a TSM (temperatura de superfície do Mar) está elevada.
TSM (temperatura de superfície do mar) – INPE de 16/08/2020
Em caso de confirmação das projeções, entre os dias 23/08 a 25/08, um centro de baixa pressão, cavado de superfície, poderá ser nomeado pela Marinha do Brasil, órgão responsável pela Bacia desde 2011. Lista de Ciclones Subtropicais/Tropicais – Atlântico Sul, Anita (2010), Arani (2011), Bapo (2015), Cari (2015), Deni (2016), Eçaí (2016), Guará (2017), Iba (2019), Kurumi (2020). O próximo nome da lista das tempestades subtropicais é Mani (deusa indígena).
Fonte de pesquisa:
NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), GFS, GEM, NAVAGEM, CMC, INCO, INPE e INMET.