Raoni chama atenção do mundo! A primeira tempestade tropical do inverno no Oceano Atlântico Sul

Posted on Posted in Previsão do tempo

Sharing is caring!

Na madrugada de domingo, a agência NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) começou a acompanhar o desenvolvimento do possível ciclone tropical próximo ao litoral da Argentina, do Uruguai e do sul do RS. O sistema se desenvolveu devido a incursão do ar frio vindo do pólo sul que ocasionou quedas abruptas de temperaturas em toda região sul do Brasil com episódios de neve e nos países sul-americanos. No decorrer da segunda-feira (28/06), um intenso centro de baixa pressão no sul do Uruguai configurou um ciclone e afastou-se da frente fria que passou pelo RS e SC, passando a ciclone subtropical, com o centro mais quente próximo da superfície e frio na altitude, a partir do fim da tarde.

 Na manhã desta terça-feira (29/06), o ciclone no litoral do Uruguai e sul do RS evoluiu para tempestade tropical, classificado pela Marinha do Brasil com o nome de Roani (grande guerreiro). Este sistema, raro no inverno em áreas tão ao sul e mais frequente no verão no litoral do RJ e SP, deve apresentar trajetória sobre o oceano afastando-se da costa no decorrer de quarta-feira (30/06). A tempestade Roani chega com ventos fortes ao redor de seu centro, causando grande agitação no mar, gerando ondas altas que devem se propagar pela área oceânica, e a partir desta noite no litoral de SC. Virá sem vento forte, em forma de swell em áreas próximas da costa e com mais agitação em áreas mais afastadas do litoral.

SISTEMA DE ORIGEM TROPICAL DE 28 A 01/07/2021
ENTRE O SUL E SUDESTE DO BRASIL

Sistemas meteorológicos especiais como furacões, tufões ou os ciclones tropicais, subtropicais e extratropicais costumam ser “batizados” pelos centros de monitoramento meteorológicos internacionais. Nos Estados Unidos, por exemplo, é o Centro Nacional de Furacões (NHC) que dá nome aos furacões.

TXST21 KNES 291101 TCSSTL A. TROPICAL DISTURBANCE B. 29/1040Z C. 35.0S D. 50.5W E. ONE/GOES-E F. T3.0/3.5 G. IR/EIR/VIS H. REMARKS…SYSTEM HAS 7/10 BANDING RESULTING IN A DT OF 3.0. MET AND PT ARE UNDEFINED. 

 DATE       TIME    LAT     LON    CLASSIFICATION   ID   STORM
 20210629   2330   -33.6    46.5     T2.5/3.0       IN1  INVEST          
 20210629   1730   -34.3    48.2     T3.0/3.0       IN1  INVEST          
 20210629   1040   -35.0    50.5     T3.0/3.5       IN1  INVEST          
 20210629   0530   -35.9    51.5     T3.0/3.5       IN1  INVEST

No Brasil, quem batiza os sistemas meteorológicos especiais que se formam na costa brasileira é a Marinha. Os nomes são geralmente de inspiração indígena, em tupi-guarani. A nomeação ocorre para sistemas que se formem apenas na área marítima de responsabilidade da Marinha do Brasil, a chamada meta área.

Confirmando as projeções feitas ao longo da semana entre os dias 28/06/2021 a 02/06/2021 a Marinha do Brasil, nomeia Raoni. Lista de Ciclones Subtropicais/Tropicais – Atlântico Sul, Furacão Catarina (2004), Anita (2010), Arani (2011), Bapo (2015), Cari (2015), Deni (2016), Eçaí (2016), Guará (2017), Iba (2019), Jaguar (2019), Kurumi (2020), Mani (2020), Oquira (2020), Potira (Flor). O próximo nome da lista das tempestades sub/tropicais Raoni (Grande Guerreiro).

MODELOS GFS, ICON, CMC, NAVGEM


ATENÇÃO!
Formação do JBN (Jato Baixos Níveis) e convergência de umidade em baixos níveis poderá causar tempestades entre os estados de parte do sul, centro-oeste, sudeste nos próximos dias, influenciando as condições atmosféricas para TEMPO SEVERO entre em algumas localidades.

 

 

 

 

 

ATENÇÃO SUDESTE,CAMPOS DO JORÃO-SP.
RISCO DE TEMPERATURAS EM 2º GRAUS NEGATIVOS ATÉ 02/07.

MODELO GFS-NOAA CHUVAS LITORÂNEAS
SUL E SUDESTE 02/07/2021

ACUMULADOS DE CHUVAS, riscos potenciais:
Chuva entre 50 a 100 mm/h ou 100 a 200 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.

Instruções:
Evite enfrentar o mau tempo.
Observe alteração nas encostas.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

TEMPO SEVERO, riscos potenciais para tornados:
Chuva entre 100 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (a partir 117 Km/h), e queda de granizo. Risco para destelhamentos de casas, queda de árvores e postes quebrados, e alagamentos.

Instruções:
– Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
– Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Estimativas para a semana de (28 a 02/07/2021):

Na segunda-feira (28/06), o tempo, em boa parte do sudeste, foi de muito sol e calor. No período da tarde, ocorreram pancadas de chuvas isoladas em alguns pontos de SP. No RJ, as temperaturas chegaram aos 33ºC.
No sul do Brasil, ocorreram temperaturas baixas associadas ao ingresso da massa polar continental que originou à formação do ciclone com 989 hPa de características subtropicais entre a Argentina, o Uruguai e o sul RS e suporte do JBN (Jato de Baixos Níveis) sobre o Oceano Atlântico Sul. Na madrugada, o ciclone adquiriu as características tropicais.

Terça-feira (29/06): Formação da Tempestade Tropical Raoni com 991 hPa, foi reconhecida pela Marinha do Brasil no fim da tarde. O sistema de baixa pressão com ventos estimados em 45 nós cerca de (83,34 km/h) e ventos sustentáveis de 45/55 Kt. Até a madrugada, não se descarta possibilidade de núcleos de chuvas moderadas a fortes no litoral do sudeste, segundo as projeções NAVGEM, CMC e ICON. As temperaturas permanecem baixas associadas a massa polar continental entre o sul, parte do centro-oeste (MS) e sudeste.

Na quarta-feira (30/06): A TEMPESTADE TROPICAL RAONI até o fim do dia avançará em direção ao sudeste e afastado da costa. Não se descarta possibilidade para TEMPO SEVERO entre SC, PR, SP e o RJ nas faixas litorâneas. O sistema de baixa pressão afastado da costa ainda poderá causar tempestades isoladas com risco de tromba d’águas e tornados isolados devido a atmosfera ciclônica. Será muito interessante as observações deste ciclone de origem tropical no oceano e uma experiência única deste inverno. Na madrugada de quarta para quinta-feira poderá ser rebaixado para TEMPESTADES SUBTROPICAL RAONI. As temperaturas permanecem baixas associadas a massa polar continental entre o sul, parte do centro-oeste (MS) e sudeste.

ATENÇÃO!
No sudeste, principalmente em SP e RJ, poderão ocasionar tempestades isoladas, devido às nuvens convectivas. Não se descarta possibilidade para formação de CCM (Complexo Convectivo Mesoescala ou SCM (Sistema Convectivo Mesoescala).

Quinta-feira (01/07): A TEMPESTADE SUBTROPICAL RAONI poderá ser rebaixada para DEPRESSÃO SUBTROPICAL segundo as projeções e começa dissipar. Devido as condições climatológicas não se descarta episódios de tempo severo isolados. São esperadas chuvas moderadas, agitação marítima e ventos costeiros segundo as projeções dos modelos NAVAGEM, ICON e CMC. As temperaturas permanecem baixas associadas a massa polar continental entre o sul, parte do centro-oeste (MS) e sudeste.

Na Sexta-feira (02/07) e sábado (03/07): ATENÇÃO! A ciclogênese que gerou o ciclone anômalo intensificado nos últimos dias, provocou muita nebulosidade e ventos costeiros. A Depressão Subtropical quando se aproximar do litoral carioca, poderá criar nova área de baixa pressão entre as latitudes 16º a 26° em alto-mar, trazendo complicações entre as regiões das baixadas litorâneas e no norte do estado divisa com o ES e BA. As temperaturas permanecem baixas associadas a massa polar continental entre o sul, parte do centro-oeste (MS) e sudeste.

Fonte de pesquisa:
NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), GFS, GEM, NAVAGEM, CMC, ICON, INPE, SIMEPAR, INMET e Marinha do Brasil.