O destaque da semana (13 a 14/03), será a convergência de umidade, devido a atuação da VCAN (Vórtice Ciclônicos Altos Níveis) e da AB (Alto da Bolívia) por mais 48 horas sobre o sudeste e parte do sul do Brasil (PR) como alguns modelos como GFS e NAVAGEM sugerem. Formação na costa de SP e do RJ, uma depressão subtropical. Nesse momento, não há frente-frias. Os modelos indicam chuvas volumosas entre os estados do centro-oeste até o fim de semana devido a atuação de CAVADOS de média troposfera. São esperadas pancadas de chuvas intensas sobre os estados do sudeste, principalmente entre GO, DF, SP (capital e litoral) RJ (sul do estado e região dos lagos, norte fluminense, capital, talvez), MG (sul do estado, Juiz de Fora, BH e zona da mata mineira) e ES (sul do estado). Um desfile de cavados, baixas pressões, entre o sul e sudeste do Brasil, manterá os riscos de TEMPESTADES MULTICELULARES sobre as regiões sempre no período da tarde, a parti das 13 horas. As condições atmosféricas serão de TEMPO SEVERO para as próximas 48 horas de (15/03), devido ATIVIDADE CONVECTIVA INTENSA sobre o sudeste. Nota-se perturbações na troposfera média associadas à formação de outro cavado nas mediações do Oceano Atlântico Sul, que deverá resultar em pancadas de chuvas localmente fortes, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento de 100 km/h e queda de granizo. Lembrando que LI (linhas de instabilidades) pode ocasionar, nos casos mais severos, tornados. Não se descarta a possibilidade para formação de CCM (Complexo Convectivo Mesoescala) ou SCM (Sistema Convectivo Mesoescala).
ATENÇÃO ESPECIAL CONVERGÊNCIA DE UMIDADE-TEMPESTADES MULTICELULARES. No período da tarde, poderão causar temporais com possíveis transtornos associado a formação da depressão subtropical, entre SC, PR, SP e o RJ, área de baixa pressão próximo à costa do sudeste, que contribui para áreas de instabilidades nos estados até o ES. Há risco de enchentes, inundações, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. No centro-oeste haverá perturbações nos níveis médios da troposfera associado ao cavado que resultará em pancadas de chuvas fortes no oeste e centro-leste de MT e MS, e no sul e oeste de SP, MG sul do estado, e do RJ com risco de temporais fortes com granizo.
MODELO GFS NAS PRÓXIMAS 60 HORAS!
ACUMULADOS DE CHUVAS, riscos potenciais:
Chuva entre 50 a 100 mm/h ou 100 a 200 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios em cidades com áreas de risco.
Instruções:
Evite enfrentar o mau tempo.
Observe alteração nas encostas.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
TEMPO SEVERO, riscos potenciais para tornados:
Chuva entre 100 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (a partir 117 Km/h), e queda de granizo. Risco para destelhamentos de casas, queda de árvores, postes quebrados e alagamentos.
Instruções:
– Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
– Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).