Matéria publicada em 11 de Maio de 2018. Primeiro ciclone subtropical no Pacífico Sudeste e Oeste!
A temporada de furacões do Pacífico Leste começa oficialmente em 15 de maio, mas pelo segundo ano consecutivo, temos potencial para um recorde na temporada. As imagens de satélite mostraram, nesta quarta-feira (10/05), que uma ampla área de baixa pressão localizada a cerca de 1.200 quilômetros a sudoeste da península da Baixa Califórnia (90 E), está adquirindo força e se organizando com chances de ser rotulada como depressão tropical.
Um ciclone subtropical extremamente raro está no Sudeste do Oceano Pacífico, há centenas de milhas ao largo da Costa do Chile. Apesar de não ser um verdadeiro sistema tropical, esta tempestade híbrida tem algumas características tropicais como um centro de circulação bem definido, que se assemelha a uma parede do olho que vemos em furacões e tempestades. Reparem como a tempestade está a rodar no sentido dos ponteiros do relógio desde que está no hemisfério sul.
As tempestades tropicais – ou mesmo subtropicais – são praticamente desconhecidas no sudeste do Pacífico. As temperaturas do oceano nesta parte do mundo são normalmente frias. A região também está localizada em uma zona de alta pressão semi-permanente, onde o ar seco afundando tende a colocar uma tampa em qualquer atividade convectiva.
Neste caso, apenas os ingredientes certos se desenvolveram na atmosfera, permitindo uma área organizada de trovoadas em torno de uma área de baixa pressão. Relatórios não oficiais mostram que esta pode ser a primeira vez que vemos uma tempestade como esta na costa oeste da América do Sul. Apesar das temperaturas da superfície do mar razoavelmente baixas entre 18 a 20°C (64-68°F), resultando em instabilidade moderadas.
Fonte de pesquisa: NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosféric).