O destaque deste fim de semana (26/11) será a baixa pressão com 1012/1008 hPa, formada entre o litoral da BA e a região sul do Brasil, um evento meteorológico raro na costa brasileira. A baixa pressão ficou prensada do litoral do nordeste ao sul. Neste sábado, várias regiões da BA e do ES receberam grandes acumulados de chuvas devido a ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), ocasionando transtornos. No estado do Rio de Janeiro, ocorreram pancadas de chuvas isoladas durante o dia. Alerta para este domingo, dia 27/11, as condições atmosféricas devem ser severas devido a baixa pressão que atuará entre SC, PR e SP. Este evento meteorológico terá condição de provocar “tempo severo” por vários dias consecutivos, devido ao bloqueio atmosférico no Uruguai e no RS. Haverá condições de chuvas intensas em curto espaço de tempo associado ao calor e a umidade do interior do país, bem como atividade elétrica e queda de granizo. Os modelos de fase identificaram possibilidade na formação de supercélulas e tornados no sudeste, devido ao vórtice ciclônico estacionado.
As imagens são IMPRESSIONANTES de evento meteorológico raro, o sistema de baixa pressão em atividade sob o litoral do sul e do sudeste do Brasil provocando tempestades em vários estados no fim de semana. Nas próximas horas, poderá causar chuvas em grandes volumes com eventuais prejuízos às populações. Lembrando, se trata de um sistema de baixa pressão que se formou desde a última segunda-feira, dia 21/11.
Os modelos de fase desde 21 a 26/11 indicavam, que o sistema de baixa pressão, assim denominado, porque não tem o centro fechado como de um grande ciclone, atingiria a costa. Nas próximas 126 horas, até 01/12, a baixa pressão provocará TEMPO SEVERO com possíveis transtornos nos estados do sudeste. Está sendo minha primeira vez escrevendo este tópico e surpreso de assistir pelos satélites da NOAA, a baixa pressão saindo do oceano e atingindo a costa. Durante a semana, ainda tinham alguns veículos falando em frente-fria. Realmente fica identificado que não possuem qualquer respeito com a população.
ATENÇÃO RISCO DE VENTOS COSTEIROS, AGITAÇÃO MARÍTIMA E CHUVAS FORTES?
A ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) atua praticamente em boa parte do país. Em termos de chuva intensa e maiores acumulados, o destaque será de volumes expressivos associados a formação do sistema de baixa pressão, que não se desenvolve como um grande ciclone. O calor e alta umidade manterão também as pancadas de chuva localizadas, com descargas elétricas em grande parte do país. Alguns modelos preveem chuvas de 250 mm na Bacia do Paraíba do Sul, Barra Mansa, Resende, Além Paraíba e Cantagalo. Outra projeção, com volumes muito acentuados e surrealistas de até 400 mm no litoral do ES, em Linhares, com mais de 700 mm em alto-mar e cerca de 200 mm na serra do RJ, entre Trajano de Morais e Conceição de Macabu.
ATENÇÃO! ÁREA CHARLIE, SISTEMA DE BAIXA PRESSÃO ATINGE A COSTA!
ALERTA DE CHUVAS INTENSAS, ÁREAS DELTA E CHARLIE! No litoral de SC, PR, SP (no sul, norte e noroeste), no RJ (regiões sul do estado, costa verde, capital serrana, baixadas litorâneas e norte fluminense), MG (nas regiões sul do estado até a zona da mata mineira). ATENÇÃO! Na BA e no ES existe previsão de chuvas intensas até 600 mm. ATENÇÃO! No litoral do PR e SC existe possibilidade de transtornos devido a formação do sistema de baixa pressão, que poderá provocar chuvas intensas de até 1272 mm. Em termos de chuva intensa e maiores acumulados, o destaque será os volumes expressivos associados na formação do sistema de baixa pressão nas próximas 192 horas de 04/12/2022. As estimativas de chuvas são de 100/200 mm/24h no litoral do RJ, SP, PR e SC.
ALERTA SC E PR PARA CHUVAS VOLUMOSAS!
ATENÇÃO: Os acumulados previstos segundo o modelo de alta resolução WRF (precisão na escala de 7 km) sinaliza que haverá chuvas pesadas no oceano que superam os 800 mm. Entre as regiões do nordeste, sudeste e sul do Brasil, as chuvas deverão ser intensas entre PR e SC, de até 1272 mm no sul/sudeste e SP com variável de 200. No estado do RJ e no sul de MG, 200mm.
MODELOS GFS NOAA PARA SUB/TROPICAL!
Sistemas meteorológicos especiais como furacões, tufões ou os ciclones tropicais, subtropicais e extratropicais costumam ser “batizados” pelos centros de monitoramento meteorológicos internacionais. Nos Estados Unidos, por exemplo, é o Centro Nacional de Furacões (NHC) que dá nome aos furacões.
No Brasil, quem batiza os sistemas meteorológicos especiais que se formam na costa brasileira é a Marinha. Os nomes são geralmente de inspiração indígena, em tupi-guarani. A nomeação ocorre para sistemas que se formam apenas na área marítima de responsabilidade da Marinha do Brasil, a chamada meta área.
ATENÇÃO PROJEÇÕES GFS E FASE!
Seguiremos os modelos para baixas pressões “anomalias” conforme visto na NOAA. Acreditamos que este posicionamento pode gerar alguns conflitos de opiniões sobre as condições atmosféricas nos próximos dias. Em caso de confirmação, devem ter cuidado para as condições atmosféricas e dos riscos que este tipo de sistema pode produzir.
A partir de 29/11, haverá condições de um sistema a princípio de características sub/tropical de núcleo quente raso, nas proximidades da costa entre BA ao norte do RJ nos próximos dias. AVISOS: o sistema deverá intensificar o fluxo de vento mais ao norte em direção ao Nordeste e Noroeste, na faixa litorânea dos estados de SC, PR, SP, RJ (ao norte de Arraial do Cabo) e no Espírito Santo (ao sul de Itaoca), entre amanhã dia 26 de novembro e a tarde do dia 03 de dezembro.
Lista de Ciclones Subtropicais/Tropicais – Atlântico Sul, Furacão Catarina (2004), Anita (2010), Arani (2011), Bapo (2015), Cari (2015), Deni (2016), Eçaí (2016), Guará (2017), Iba (2019), Jaguar (2019), Kurumi (2020), Mani (2020), Oquira (2020), Potira (2021), Raoni (2021) e Yakecan (2022).
ATENÇÃO ESPECIAL CICLONE! Entre os dias 27/11 a 02/12, haverá um evento meteorológico associado a formação de um ciclone de núcleo quente raso entre o litoral da BA, ES e na região norte do RJ. Modelo de fase GFS indica “tempo severo” em boa parte do país. A formação deste sistema associado a formação da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) trará um intenso escoamento em baixos níveis, criando uma gradiente de temperatura e pressão que causará grandes acumulados de chuvas. No litoral da BA, a TSM (temperatura de superfície do mar) está em 28º graus, ambiente favorável ao sistema de baixa pressão de característica sub/tropical. Alerta para TEMPO SEVERO nesta segunda-feira, dia 28/11, para o nordeste, sudeste e parte do sul do Brasil. Segundo as projeções ICON, CMC, GFS e ECMWF não se descarta possibilidade para formação de CCM (Complexo Convectivo Mesoescala) ou SCM (Sistema Convectivo Mesoescala). Será que haverá alguma nomeação pelo órgão da Bacia?
ALERTA DE CHUVAS INTENSAS PARA O PAÍS ATÉ 09/12!
ACUMULADOS DE CHUVAS, riscos potenciais:
Chuva entre 50 a 100 mm/h ou 100 a 300 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, enchentes, inundações em cidades com áreas de risco.
Instruções:
Evite enfrentar o mau tempo.
Observe alteração nas encostas.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
TEMPO SEVERO, riscos potenciais para tornados:
Chuva entre 100 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (a partir 117 Km/h), e queda de granizo. Risco para destelhamentos de casas, queda de árvores, postes quebrados e alagamentos.
Instruções:
– Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
– Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Estimativas para a semana de (26 a 01/12/2022):
Segunda-feira (28/11): Atenção, no período da manhã, o ciclone de característica subtropical avançará pelo oceano entre o litoral da BA, do ES e da região norte do RJ, afastado da costa. Este evento meteorológico pode ser nomeado. Caso seja reconhecido, será o primeiro nome da lista “Tempo Furioso”. O ciclone provocará chuvas acentuadas no oceano, de até 800 mm. Existe possibilidade de “tempestades severas” provocando atividade elétrica, vendavais e queda de granizo. O ciclone terá um forte potencial e poderá elevar as áreas de instabilidades, provocando atividade convectiva forte. Existe possibilidade para formação de SCM (Sistema Convectivo Mesoescala) ou CCM (Complexo Convectivo Mesoescala). Não se descarta a formação de tornados isolados devido a atmosfera ciclônica. Outro sistema de baixa pressão estará em desenvolvimento entre o litoral de SC, do PR e de SP.
Atenção! Na região sudeste no litoral, haverá condições de ventos costeiros e agitação marítima entre o RJ, SP, PR e SC. Lembre-se, o interior do estado de MG e do RJ, está sob a influência da ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) com 1016 hPa e isso, poderá causar “tempestades severas” no período da tarde.
Terça-feira (29/11) a quinta-feira (01/12): Atenção! O ciclone provocará “tempestades severas” entre o litoral da BA, ES, RJ, SP, PR e SC. Devido à proximidade das regiões costeiras do nordeste e de parde do sudeste, poderão ocorrer transtornos ás populações em algumas localidades baixas. Os volumes de chuvas serão acentuados entre 200/300 mm, segundo os modelos GFS e ECMWF. Os riscos aumentaram conforme o ciclone com 1002/1003 hPa desce pelo litoral em direção a região norte do RJ, afastado da costa. O sistema ainda poderá causar transtornos no litoral de SP e do RJ. Os ventos serão acentuados elevando os riscos de linhas de instabilidades (LI) como CCM (Complexo Convectivo Mesoescala) ou SCM (Sistema Convectivo Mesoescala) bem como atividade elétrica, vendavais de 100 km/h e queda de granizo, na hora do almoço, das 12 até às 18 horas. Será necessário acompanhar o desenvolvimento do sistema. Existe possibilidade na formação de tornados devido a atmosfera ciclônica. Deverá dissipar nas mediações do Oceano Atlântico Sul nas áreas denominadas como Echo, Delta e ou Charlie.
Todos os direitos reservados ao site Photografia Meteorológica. Proibido qualquer edição do texto, segundo a Lei n° 9610 dos Direitos Autorais.
Informe válido para as próximas 156 horas de 01/12/2022. Fonte de pesquisa: NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), GFS, GEM, NAVGEM, ICON, CMC, ECMWF, GOES 16-XXX, INMET, SIGMA e Marinha do Brasil!