O destaque desta semana (28/06), será a passagem da frente fria associada ao ciclone extratropical com 998 hPa no Oceano Atlântico Sul, nas próximas 48 horas. A frente fria provocará ventos costeiros moderados a fortes durante o período diurno na faixa litorânea denominada Charlie, Bravo e Delta entre os seguintes estados: SC, PR, SP, RJ e ES. A passagem desta frente fria pelo oceano fortalecerá o escoamento da convergência de umidade em baixos níveis e o JBN (Jato Baixos Níveis) em direção ao sul e sudeste. Nos últimos dias, a ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) com 1029 hPa, manteve as temperaturas altas em vários estados. ATENÇÃO haverá condições atmosféricas extremas ocasionadas no encontro da massa de ar seco (polar) e o ar quente da ASAS. Algumas projeções, ECMWF, GFS e ICON, sugerem atividade convectiva forte associada as linhas de instabilidades como SCM (sistema convectivo mesoescala). São esperadas chuvas de grandes volumes superiores a 100 mm nas próximas 24- 72 horas entre o litoral de SP e do RJ. Deverão resultar em pancadas de chuvas localmente fortes, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento de 100 km/h e queda de granizo com possíveis transtornos e prejuízos à população.
ATENÇÃO ESPECIAL, VENTOS COSTEIROS, AGITAÇÃO MARÍTIMA, CHUVAS INTENSAS!
No período da tarde, entre quarta-feira e sexta-feira, 28/06 e 02/07, poderá ter temporais generalizados com possíveis transtornos associados a passagem da frente-fria estacionária. ALERTA DE CHUVAS INTENSAS! No litoral de SC, do PR, de SP (sul, norte e noroeste), no RJ (regiões sul do estado, costa verde, capital, serrana, baixadas litorâneas e norte fluminense) e em MG nas regiões (sul do estado e triangulo Mineiro). Em termos de chuva intensa e maiores acumulados, o destaque será os volumes expressivos associados na formação do cavado, área de baixa pressão em superfície com 1005 hPa, que deverá provocar TEMPESTADES entre o litoral do PR, SP e do RJ. As estimativas de chuvas são em 100 mm/24h na região área Charlie designada pela Marinha do Brasil. O calor e alta umidade manterão também as pancadas de chuva localizadas, com descargas elétricas pontuais em grande parte das regiões. Áreas de instabilidade são observadas sobre o centro e sul do Chile e da Argentina, e no Brasil, sobre o Brasil, Amapá, sudoeste de Roraima, norte e sudoeste do Amazonas, leste de Mato Grosso, centro de Goiás, Distrito Federal, sudeste da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro e sudeste do Rio Grande do Sul.
ATENÇÃO ESPECIAL TEMPESTADES, FRENTE FRIA ESTACIONÁRIA. Nesta quarta (28/06) e domingo (02/07), são esperados grandes acumulados de chuvas nas regiões do sul e sudeste do Brasil, será um desfile de cavados simultâneos associados a massa polar. Projeções dos modelos GFS, ICON e GEM sugerem grandes acumulados de chuvas e possíveis transtornos como: alagamentos, risco para transbordamentos de rios e risco de enchentes. Está previsto no período da tarde, podendo ocasionar supercélulas provocando “TEMPO SEVERO” associadas ao calor e a umidade, o JBN entre o litoral de SP e do RJ. Segundo os modelos de parâmetro composto de supercélulas (SCP) e parâmetro de tornado significativo (STP) com eventuais prejuízos às populações.
MODELO CMC- CHUVAS INTENSAS
ACUMULADOS DE CHUVAS, riscos potenciais:
Chuva entre 50 a 100 mm/h ou 100 a 200 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios em cidades com áreas de risco.
Instruções:
Evite enfrentar o mau tempo.
Observe alteração nas encostas.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
TEMPO SEVERO, riscos potenciais para tornados:
Chuva entre 100 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (a partir 117 Km/h), e queda de granizo. Risco para destelhamentos de casas, queda de árvores e postes quebrados, e alagamentos.
Instruções:
– Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
– Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Informativo válido para as próximos 96 horas de 03/07:
Quarta-feira (28/06): nessa manhã a cidade do RIO ainda está sendo influenciada pelo bloqueio da ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) com 1032 hPa no oceano e sobre a região sudeste o bloqueio está com 1022 hPa, que mantem as temperaturas elevadas. O calor ainda deverá ser notado por mais 48 horas. No período da tarde, existe possibilidade para atividade convectiva entre o litoral da BA, ES e do RJ, no norte do Rio, devido a formação de um cavado, área de baixa pressão de forma alongada. Segundo projeções, a crista da borda da ASAS deverá provocar chuvas isoladas e rajadas de ventos em diversos pontos na baixada litorânea e ao norte do Rio.
ATENÇÃO, FRENTE FRIA ESTACIONÁRIA, CAVADO!
Quinta-feira (29/06): como dito anteriormente, um sistema de baixa pressão, cavado em superfície com 1008/1010 hPa, subirá do litoral da Argentina acoplado a massa polar em direção ao litoral do PR, SP e RJ. O cavado em superfície, modelo de fase GFS, ICON e CMC como citado no início da matéria, será uma frente-fria estacionária. Nos Andes, um cavado desestabilizará o interior do pais até o sudeste. A massa polar, a alta do Atlântico terá 1033 hPa. Alerta para ligeira queda nas temperaturas devido a chegada desta massa polar muito fria e terá 1022 hPa. Deverá causar temperaturas baixas entre o RS, SC, PR, SP, RJ, ES e a BA. No período da tarde, entre os estados do PR e SP haverá condições atmosféricas fortes associadas a passagem da frente-fria estacionária. O ciclone deverá amplificar a ocorrência de ventos costeiros, agitação marítima , chuvas intensas, atividade convectiva com possibilidade para formação de “supercélulas e tornados” devido ao encontro da massa polar com o ar quente e úmido da amazônia, o JBN. ATENÇÃO! No período noturno, haverá condições de ventos costeiros de até 70 km/h na região sul do estado de SP até o litoral sul do RJ.
ATENÇÃO! PASSAGEM DA FRENTE-FRIA!
Sexta-feira (30/06): Segundo as projeções GFS e ECMWF, o sistema de baixa pressão, um cavado deverá causar tempestades no litoral entre os estados do PR, SP e RJ (dia nublado com episódios de sol) e ES, talvez. Caso a projeção se confirme, há risco de TEMPESTADES no inverno. Aconselhamos os moradores seguirem os informes da DC de seus estados. A Massa polar irá causar no período noturno queda nas temperaturas. Há risco de ventos costeiros acima de 90 km/h no litoral e na região serrana, ou nos pontos mais altos em 850 hPa, carta de anomalia positiva e negativa.
Lembramos que existe possibilidade de TEMPO SEVERO devido a convergência de umidade em baixos níveis e do JBN (Jato Baixos Níveis). Alguns modelos GFS e CMC, sugerem chuvas de até 100/150 mm, ocasionando prejuízos as populações de algumas áreas no litoral do PR e SP. No RJ, existe possibilidade de chuvas moderadas a fortes de de 50 a 80 mm.
ATENÇÃO! FORMAÇÃO CAVADO LITORAL SP E RJ!
Sábado (01/07): ATENÇÃO as temperaturas baixas devido a atuação da massa de ar seco (polar) no litoral do PR, SP, RJ, ES e a BA. O encontro da massa polar com o bloqueio atmosférico da ASAS (Alta subtropical do Atlântico Sul) deverá provocar chuvas de até 125 mm. Segundo as projeções, haverá condições de TEMPESTADES em alguns pontos no interior e no litoral de SP, no RJ (sul do estados, capital, regiões serrana e dos lagos, norte e noroeste) e do estado do ES.
ATENÇÃO FORMAÇÃO DO SEGUNDO CICLONE!
Nas projeções GFS, ICON e NAVGEM sugerem outro cavado, área de baixa pressão com 1008/1010 hPa na área Charlei e Bravo, denominada pela Marinha do Brasil. Devido a atuação da massa de ar seco (polar) com 1033 hPa provocará queda nas temperaturas em boa parte da regiões sul sudeste e parte do nordeste. Segundo projeções, o ar mais frio ficará pelo meio do oceano Atlântico Sul. A frente-fria poderá causar chuvas moderadas a fortes e intensidade de até 125 mm/24h nas próximas 72 horas. ATENÇÃO RJ! No período da tarde, devido ao aquecimento diurno, não descarta-se episódios de trovoadas nas regiões sul do estado, costa verde, capital, serrana e baixadas litorâneas. Existe possibilidade de ventos costeiros e agitação marítima, Lua Crescente.
Domingo (02/07): a massa polar ainda causará queda nas temperaturas até o início da próxima semana. Neste domingo, ligeira abertura de sol nos estados no sudeste. No período da tarde, haverá condição de chuvas moderadas a fortes devido a formação do cavado em superfície afastado da costa entre o litoral norte do estado do Rio, ES e BA. Os ventos costeiros deverão permanecer no litoral de SP, RJ e do ES. Como dito anteriormente, as condições atmosféricas serão as mesmas do dia anterior.
Todos os direitos reservados à página Caçadores de Tempestades – Jornalismo Científico. Proibido qualquer reprodução segundo a (Lei n° 9.610) dos Direitos Autorais. Fonte de pesquisa NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), GOES16-XXX, Sigma Meteorologia, Marinha do Brasil, INMET, INPE, GEM, NAVGEM, CMC, ICON, GFS e ECMWF.