O destaque da semana (29/07) será a formação de um cavado de media troposfera, área de baixa pressão com de forma alongada com 1018 hectopascal (hPa). Este cavado cruzará o Paraguai, parte da Argentina e os estados de SC, PR, SP e RJ. Na madrugada desta segunda-feira (29/07) haverá uma mudança repentina do tempo. Existe possibilidade de tempestades na madrugada devido ao escoamento do jato JBN (Jato Baixos Níveis), o ar quente e úmido da Amazônia. Até (30/07) existe possibilidade para atividade convectiva entre a faixa litorânea devido a formação de outro cavado com 1020 hectopascal (hPa) no litoral do RJ, que cruzará os estados do sudeste. Neste inverno, ainda persistirá o veranico fora de época? ATENÇÃO para os risco de (tempestade de areia) principalmente SP, MG e RJ devem ocorrer pancadas de chuvas localizadas, moderadas a fortes, ventos costeiros, possibilidade de trovoadas (atividade elétrica). Nos últimos dias, o bloqueio atmosférico da ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) com 1031 hectopascal (hPa) desloca-se gradativamente em direção ao oceano e a sua borda, deverá influenciar o litoral do nordeste.
Segundo os modelos ICON, ECMWF e GFS, o sistema, cavado em superfície deverá provocar ventos moderados e a fortes, linhas de instabilidades (LI) ocasionando tempestades vespertinas. Não se descarta a formação de nuvens convectivas de forma isolada conforme identificado nos modelos parâmetro composto de supercélulas (SCP) e parâmetro de tornado significativo (STP) com eventuais prejuízos às populações. Entre os dias (29 e 30/07).
Alerta para TEMPERATURAS BAIXAS!
Atenção até o próximo fim de semana, será marcado por temperaturas baixas no sul e sudeste do Brasil. O JBN, o ar quente e úmido da Amazônia deve criar as condições de tempestades nas próximas horas na faixa litorânea de parte do sudeste. Os modelos sugerem a formação do cavado, um ciclone extratropical com 990 hectopascal (hPa) afastado do continente. ATENÇÃO passagem do ciclone extratropical e sua frente -fria afastado da costa deverá aumentar a amplitude térmica da massa polar que ficará estacionada no máximo 72 horas entre o litoral do sul ao sudeste do Brasil.
ATENÇÃO NOVA ONDA DE CALOR MÊS DE AGOSTO?
ATENÇÃO PARA CHUVAS MODERADAS A FORTES NAS PRÓXIMAS 48h.
ACUMULADOS DE CHUVAS, riscos potenciais:
Chuva entre 50 a 100 mm/h ou 100 a 200 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios em cidades com áreas de risco.
Instruções:
Evite enfrentar o mau tempo.
Observe alteração nas encostas.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
TEMPO SEVERO, riscos potenciais para tornados:
Chuva entre 100 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (a partir 117 Km/h), e queda de granizo. Risco para destelhamentos de casas, queda de árvores, postes quebrados e alagamentos.
Instruções:
– Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
– Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Estimativas da semana, válido até 01/08/2024:
Segunda-feira (29/07): em SP e RJ, um sistema de baixa pressão, ciclone com 990 hectopascal (hPa), deverá causar agitação marítima e ventos costeiros moderados a forte devido a aproximação do litoral do sudeste. Nesta tarde, ao tempo foi mudando gradativamente e as temperaturas foram caindo. Segundo projeções, GFS e ICON chuvas moderadas devem acontecer devido a chegada do ramo polar estacionário no sul e no sudeste do Brasil. Um novo cava Devido a forma deste cavado, área de baixas pressão de características subtropicais. Este tipo de sistema tem a potencialidade de empurrar a ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) para o meio do oceano.
Terça-feira (30/07): passagem do ciclone extratropical e sua frente -fria afastado da costa deverá aumentar a amplitude térmica da massa polar que ficará estacionada entre o litoral do sul ao sudeste do Brasil, com 1031 hectopascal (hPa). Segundo os modelos de fase CMC deverá provocar ventos costeiros e chuvas moderadas entre no litoral de SC, PR, SP, RJ até o ES. No período da tarde, as pancadas de chuvas devem ser moderadas. ATENÇÃO segundo os modelos parâmetro composto de supercélulas (SCP) e parâmetro de tornado significativo (STP) existe possibilidade de atividade convectiva entre os estados de SP norte e noroeste, sul de de Minas Gerais e no estado do RJ, até o final do dia.
Quarta-feira (31/07): passagem do ramo polar estacionário associado ao ciclone ciclone extratropical afastado da costa, deverá começar a perder intensidade. ATENÇÃO para nova onda de calor associado ao JBN (jato baixos níveis), o ar quente e úmido da Amazônia, segundo projeções dos modelos 850 hectopascal (hPa). Existe risco para a população do sul do Brasil? O último evento meteorológico no mês de Abril desta grandeza causou enormes prejuízos. Estamos chegando ao terceiro trimestre, notamos uma grande anomalia e projeções dos modelos GFS, ICON, ECMWF e outros, dando indicativos que nos próximos dias, entraremos na transição da estação do inverno para a primavera. Apesar que a estação oficial da primavera começará dia 21 de Setembro.
Todos os direitos reservados à página Caçadores de Tempestades – Jornalismo Científico. Proibido qualquer reprodução segundo a (Lei n° 9.610) dos Direitos Autorais.
Fonte de pesquisa: NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), GFS, GEM, NAVGEM, ICON, CMC, ECMWF, GOES 16-XXX, INPE, Sigma Meteorologia, Atmosfera Livre e a INMET!