Nuvens são conjuntos de pequenas partículas de gelo, gotículas de água ou de ambos ao mesmo tempo (mistas), que se encontram em suspensão na atmosfera, após terem se condensado em virtude de fenômenos atmosféricos. As nuvens apresentam diversas formas, que variam dependendo da natureza, dimensões, número e distribuição das partículas que a constituem e das correntes de ventos atmosféricos. A forma e a cor da nuvem depende da intensidade e da cor da luz que a nuvem recebe, das posições relativas ocupadas pelo observador e da fonte de luz (Sol, Lua, raios) que a nuvem reflete.
Quando toda ou uma grande parte de uma nuvem sofre uma transformação interna completa, assim passando de um tipo para outro, é denominado à nova formação, o termo mutatus. É o caso, por exemplo, da transformação de Stratus em Stratocumulomutatus.
As nuvens são divididas em tipos e subtipos, de acordo com a sua forma, composição e altitude. Existem várias maneiras de classificar as nuvens, podendo haver uma variação em sua quantidade.
Na classificação que foi escolhida, há 21 tipos básicos. São eles:
1. Cirrus
2. Cirrocumulus
3. Cirrostratus
4. Altostratus
5. Altocumulus
6. Stratocumulus
7. Stratus
8. Nimbostratus
9. Cumulus
10. Cumulonimbus
11. Mammatus
12. Pileus
13. Asperatus
14. Pyrocumulus
15. Nacaradas
16. Noctilucentes
17. Ondulações Kelvin-Helmholtz
18. Nevoeiro
19. Rastros de condensação e de dissipação
20. Nuvens de erupções vulcânicas
21. Nuvens orográficas
22. Nuvens anexas
23- Buracos fallstreak.