Convergência de umidade se antecipando. Chance para formação da ZCAS? (2019)

Posted on Posted in Tempestades

Sharing is caring!

Matéria publicada em 01 de Outubro de 2019. Convergência de umidade se antecipando. Chance para formação da ZCAS?

O final de semana foi marcado de chuvas fracas com ligeira queda nas temperaturas devido a subida da massa polar oceânica, contrariando as projeções anteriores. Um centro de baixa pressão no sábado, cavado de média troposfera na costa do sudeste entre o SP, RJ, ES e o sul da BA associada à convergência de umidade da Amazônia ocasionou em tempestades de forma isolada abrindo a primavera que, a cada dia, intensifica-se pelo país. As projeções indicam possibilidade para formação da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) até o próximo final de semana (05/10), podendo ocasionar em chuvas intensas em diversas áreas do interior que sofrem com as queimadas desde o inverno.

Nos últimos dias, os furacões no oceano Atlântico Norte “Jerry, Karen e Lorenzo” associados a onda tropical e a ZCIT (Zona de Convergência Intertropical), ambos contribuíram em grandes acumulados de chuvas na Amazônia. Estas baixas pressões se intensificaram contribuindo para a convergência de umidade e suporte do JBN. Desta forma, observadas nos modelos GFS, indicam que a convergência de umidade deverá se dividir em duas bandas, contribuindo na formação de núcleos de chuvas moderadas a forte entre MG, parte do RJ, no norte e noroeste do estado, ES e o sul da BA. Se tratando de áreas de instabilidades poderá ter a ocorrência de descargas elétricas, vendavais de 100 km/h e queda de granizo, associado à formação de nuvens do tipo Cumulonimbus, nuvens de tempestades.

MODELO-GFS 08/10/2019 – CHUVAS INTENSAS SUL E SUDESTE

ACUMULADOS DE CHUVAS, riscos potenciais:
Chuva entre 50 a 100 mm/h ou 100 a 200 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.

Instruções:
Evite enfrentar o mau tempo.
Observe alteração nas encostas.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

TEMPO SEVERO, riscos potenciais para tornados:
Chuva entre 100 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (a partir 117 Km/h), e queda de granizo. Risco para destelhamentos de casas, queda de árvores e postes quebrados, e alagamentos.

Instruções: 
– Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
– Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Estimativas para a semana de (30 a 08/10/2019):

Nesta segunda-feira (30/09): um cavado, área de baixa pressão sobre o oceano, que formou no final de semana, afastado do continente, induzindo às temperaturas baixas, associada à subida da massa polar oceânica em parte do sudeste. Em SP, já está fazendo sol a cerca de dois. No RJ, em parte do ES e o sul da BA, o fluxo de sudeste, umidade do oceano provocou chuva fraca a moderada em alguns estados no período noturno, associados à convergência de umidade, que está ganhando força a cada dia.

ATENÇÃO, TEMPESTADES ES e BA!

Terça-feira (01/10): uma baixa pressão, cavado, nas regiões costeiras do ES e a BA, até a madrugada, próximo à costa brasileira, associada à convergência de umidade, poderá ocasionar em temporais acompanhados de chuva forte, descargas elétricas, vendavais e eventual queda de granizo.

ALERTA, TEMPO SEVERO URUGUAI E RS! 

Um cavado, área de baixa pressão entre o Paraguai, Uruguai e o sul (RS) provoca TEMPO SEVERO durante a madrugada, associada a formação do JBN (Jato Baixos Níveis), acompanhadas de descargas elétricas, vendavais de 100 km/h e queda de granizo. Linhas de instabilidades deverão ocasionar em CCM (Complexo Convectivo Mesoescala) ou SCM (Sistema Convectivo Mesoescala), não descartando chance para formação de tornados.

ATENÇÃO, ONDA DE CALOR, SUL E SUDESTE!

Terça-feira (01/10): novo cavado nos Andes desestabilizará o tempo em parte da Bolívia, do Paraguai, da Argentina, do Uruguai e parte do sul do Brasil (RS), induzindo a formação de nuvens convectivas, associadas ao JBN (Jato Baixos Níveis), que poderá ocasionar em TEMPO SEVERO e risco para formação de “tornados”. O cavado poderá ainda ocasionar em chuvas volumosas de até 150 mm, acompanhadas de descargas elétricas, vendavais de 100 km/h e queda de granizo. Quando essa área de baixa pressão avançar para o oceano, ventos costeiros poderão influenciar um pouco nas temperaturas entre SC e PR.

OBS.: Na região sudeste, principalmente entre os estados de SP, RJ e MG, será marcada na elevação nas temperaturas a ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) com 1016 hPa.

ATENÇÃO, CALOR E CHUVAS INTENSAS?

Quarta-feira (02/10): Um cavado associado ao ramo estacionário e suporte do JBN que avançará para o oceano, segundo os modelos GFS de anomalias em 850 hPa. A massa polar ficará bloqueada na Argentina, por influência do ventos na atmosfera. No nordeste, o resquício da massa polar desta semana ainda influenciará até a madrugada em temperaturas baixas. Modelos GFS, indica nova onda de calor associada ao bloqueio da ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) com 1016 hPa entre o centro-oeste e sudeste, que poderá ocasionar em temperaturas acima de 40º graus Celsius.

OBS: Na região sudeste principalmente entre os estados de SP, RJ e MG, será marcada na elevação nas temperaturas associadas O bloqueio poderá ocasionar em temperaturas elevadíssimas entre (8 a 12°C), ou mais acima da média.

ALERTA, TEMPO SEVERO, PARAGUAI, URUGUAI E RS! 

Um cavado, área de baixa pressão entre o Paraguai, Uruguai e o sul (RS) provoca TEMPO SEVERO durante a madrugada, associada a formação do JBN (Jato Baixos Níveis). Os temporais virão de chuvas intensas de até 150 mm, acompanhadas de descargas elétricas, vendavais de 100 km/h e queda de granizo. As linhas de instabilidades deverão ocasionar em CCM (Complexo Convectivo Mesoescala) ou SCM (Sistema Convectivo Mesoescala), não descartando chance para formação de tornados.

ATENÇÃO, CHUVAS INTENSAS?

Quinta-feira (03/10): um cavado com 1007/1008 hPa provocará tempestades fortes em todo o centro-oeste e parte do sudeste, associadas à convergência de umidade que ganha força associado ao JBN (Jato Baixos Níveis). Poderá ocasionar chuvas intensas de até 150 mm entre os estados do AC, RO, MT, PA, TO e MA, acompanhadas de descargas elétricas, vendavais de 100 km/h e queda de granizo, devido ao calor e umidade da Amazônia. Novo cavado associado ao fluxo de sudeste poderá ocasionar em tempestades entre o ES e a BA. Não se descarta chance para chuvas volumosas, acompanhadas de descargas elétricas, vendavais de até 100 km/h e queda de granizo, de forma isolada.

OBS. 1: Nas regiões do centro-oeste, sul e sudeste chance de TEMPO SEVERO, associado ao corredor de umidade em baixos níveis que poderá ocasionar em tempestades fortes, acompanhadas de descargas elétricas, vendavais de 100 km/h e queda de granizo associado ao calor e umidade (JBN).

OBS. 2: Atenção para o RJ! Chance de chuva forte entre a região serrana, norte e noroeste fluminense, baixadas litorâneas, divisa com o ES, devido ao fluxo de sudeste e borda da ASAS, cavado na costa do ES e o sul da BA. Convergência de umidade se divide em duas bandas, conforme projeções dos modelos GFS, ECMWF e GEM. Existe chance para chuvas intensas.

=== PROJEÇÕES FUTURAS FIM DE SEMANA ===
ATENÇÃO, CONVERGÊNCIA DE UMIDADE/ZCAS?

Sexta-feira (04/10): Poderá haver recorde nas temperaturas entre os estados do sudeste e o interior do país, por influência da ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul). O bloqueio persistirá nas regiões do noroeste de SP, divisa com MG e parte do RJ. Segundo projeções, um cavado de média troposfera poderá destabilizar as regiões do sul ao sudeste, ocasionando em chuvas volumosas, acompanhadas de descargas elétricas, vendavais de 100 km/h e queda de granizo, associada à convergência de umidade em baixos níveis, que avançará para o oceano de forma estacionária.

ATENÇÃO, CHUVAS INTENSAS, ZCAS?

No próximo final de semana, entre os dias (05 e 06/10), novo distúrbio nos níveis médio da atmosfera, poderá ocasionar em chuvas volumosas, acompanhadas de descargas elétricas, vendavais de 100 kmh e queda de granizo. Novo cavado, área de baixa pressão, de forma alongada poderá causar transtornos às populações, devido ao grandes volumes de chuvas. Segundo projeções GFS e NAVAGEM, no sul do Brasil e parte do sudeste (SP) há chance para a formação da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul)? Poderá ocasionar prejuízos devido aos grandes volumes de chuvas. Áreas de instabilidades, poderão ocasionar em TEMPO SEVERO, acompanhadas de descargas elétricas, vendavais de 100 km/h e queda de granizo, associados ao calor e à umidade.

OBS. 1: O dia será quente em todo o sudeste, incluindo o RJ, associado à ASAS. O cavado mencionado acima deverá se intensificar entre o RS e o Uruguai, ocasionando em transtornos devido aos volumes de chuvas acentuados.

Obs. 2: Na madrugada, ligeiro declínio nas temperaturas sobre a Argentina, Uruguai e o RS. Linhas de instabilidades como CCM (Complexo Convectivo Mesoescala) ou SCM (Sistema Convectivo Mesoescala), não descartando chance para formação de tornados.

Fonte de pesquisa:
NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), GFS, GEM, NAVAGEM, CMC, INCO, INPE e INMET.