Final de semana: chance de temporais pelo País (2019)

Posted on Posted in Tempestades

Sharing is caring!

Matéria escrita  em 13 de Abril de 2019. Final de semana: chance de temporais pelo País!

As atenções se voltam para o final de semana com a convergência de umidade em baixos níveis, que provocará chuvas intensas nas regiões do norte, centro-oeste, sul e sudeste do Brasil. Segundo as projeções, teremos uma séries de cavados de média troposfera “baixas pressões” sobre os estados e no oceano. A ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) continuará influenciando entre os estados do AM, BA, CE, PB, PE, PI,RN e RR. Existe risco para inundações, enchentes, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. O tempo estará bastante instável com chance para pancadas de chuvas que poderão ocasionar em acumulados expressivos em algumas áreas, devido à convergência em baixos níveis e à formação de núcleos convectivos, cavado em altos níveis e o cavado no litoral do nordeste.

CONVERGÊNCIA DE UMIDADE EM BAIXOS NÍVEIS 13/04

Segundo projeções GFS, ECMWF, GEM e NAVAGEM, chance para chuvas volumosas associadas à formação de CCMs (Complexo Convectivo Mesoescala) entre os estados do sul, centro-oeste e sudeste do Brasil. Existe risco para inundações, enchentes, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

MODELO-GSF – CHUVAS INTENSAS 17/04

ACUMULADOS DE CHUVAS, riscos potenciais: Chuva entre 50 a 100 mm/h ou 100 a 200 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.

Instruções: Evite enfrentar o mau tempo. Observe alteração nas encostas. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

TEMPESTADES, riscos potenciais: Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60 a 100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos;

TORNADOS, riscos potenciais: Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos inicias em 140 km/h, e queda de granizo. Risco para destelhamentos de casas, queda de árvores e postes quebrados.

Instruções: – Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda). – Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Estimativas de chuvas até a próxima semana de (13 à 18/04/2019):

Sexta-feira (12/04), a cidade do RJ seguiu com céu claro, ao longo do dia. Na região da costa verde e serrana, ocorreram chuvas de forma isolada, devido à formação da convergência de umidade “Amazônia”. As temperaturas permanecem altas por influência da massa de ar quente do oceano e ao bloqueio da ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) com 1028 hPa, afastado do continente.

ATENÇÃO!

Sábado (13/04), baixas pressões, associadas à formação da convergência de umidade, reforçam áreas de instabilidade entre o centro-oeste e parte do sudeste, com risco para temporais na forma de CCMs isolados, não descartados entre o PR, SP, RJ (costa verde e serrana) e MG. Durante a madrugada, os riscos de tempo severo permanecem sobre os estados?

Na madrugada, um cavado provocará temporais entre os estados de SP, MG e RJ devido à CCM (Complexo Convectivo Mesoescala). Chance para chuvas intensas acompanhadas de descargas elétricas, vendavais de 100 km/h e queda de granizo, associado ao calor e umidade. Não se descarta chance para formação de tornados, devido às nuvens convectivas.

ATENÇÃO!

Domingo (14/04), linhas de instabilidades por dentro país, associadas à formação da convergência de umidade, poderão causar impactos devido aos grandes volumes de chuvas? Segundo projeções modelos GFS, ECMWF e NAVAGEM, risco para chuvas intensas acompanhadas de descargas elétricas, vendavais de 100 km/h e queda de granizo, associados ao calor e umidade entre SP e MG? No RJ, entre as regiões da costa verde, serrana, talvez a capital fluminense e entre o norte e noroeste fluminense. As chuvas poderão ocasionar em temporais? Em caso de confirmação, não se descarta chance para formação de tornados, devido às nuvens convectivas.

ATENÇÃO! CAVADO!

Segunda-feira (15/04), modelos GFS e NAVAGEM indicam chance para “temporais” na madrugada em SC (litoral), PR, SP e MG, associados à formações de cavados de média troposfera com risco para enchentes, inundações e deslizamentos de encosta? No RJ, manutenção do calor sobre a cidade poderá minimizar na forma de bloqueios? Maiores chances de chuvas para toda a costa verde, serrana, norte e noroeste fluminense, inclusive não está descartado chance de chuvas intensas sobre a região dos lagos. Novos episódios de massas de ar quente sobre o país e no oceano com a ASAS, podem contribuir no veranico da estação com chance de canícula em alguns estados entre o sul e o sudeste. O bloqueio ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) com 1028 hPa, mesmo afastado do continente, poderá influenciar na elevação das temperaturas?

ATENÇÃO!

Terça-feira (16/04), ligeira abertura nos estados do sudeste. No RJ, chance de abertura em alguns pontos isolados pela cidade. Existe uma projeção dos modelos CMC e INCO para chance de temporais no final da tarde de maneira vespertina sobre o estado de maneira isolada? Novo cavado atravessará o sudeste em direção ao oceano, podendo ocasionar em temporais entre SP, RJ, ES e BA. Segundo as modelagens, ocasionará em tempo severo em boa parte do país entre o centro-oeste e sudeste do Brasil, as chances aumentam para chuvas volumosas, acompanhadas de descargas elétricas, vendavais de 100 km/h e queda de granizo.

ATENÇÃO!

Quarta-feira (17/04), o sol abre parcialmente no sudeste, devido à subida do ar polar no oceano. Poderá ocasionar em temporais. Segundo as modelagens, novo cavado no Atlântico com chance para novos episódios de tempo severo em boa parte do país? As regiões do centro-oeste e sudeste do Brasil poderão receber grandes volumes de chuvas? As chances são de temporais acompanhados de descargas elétricas, vendavais de 100 km/h e queda de granizo. Não se descarta chance para formação de tornados, devido às nuvens convectivas. Na cidade do RJ, o bloqueio atmosférico persistirá? Mantendo as projeções para as regões da costa verde, serrana, norte e noroeste fluminense, bem como dos lagos? Chance para novos eventos climatológicos como ocorridos em 06/02/2018, 08/04/2019? Vamos acompanhar os fatos nos próximos dias e saber quais medidas serão tomadas referente às populações?

Fonte de pesquisa: NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica), GFS, GEM, INPE, NAVAGEM, INCO, CMC, INMET, SIMEPAR,