Na entrada do inverno, outro ciclone chama a atenção no oceano Atlântico Sul

Posted on Posted in Previsão do tempo

Sharing is caring!

Fim de semana com chance de ventos fortes e chuvas intensas no sul e no sudeste do Brasil, devido à formação de um cavado em superfície que terá ligeiro aprofundamento no oceano, neste domingo (20/06). Segundo projeções GFS, ICON e NAVAGEM, o  ingresso da massa polar será de forma oceânica, podendo manter as temperaturas baixas entre RS, SC, PR, MS. MT, SP, MG, RJ, ES e até o interior da BA, no período noturno. Na região do sul e do sudeste, as maiores chances de tempestades serão para SC e PR (litoral), MS, SP, MG e RJ, devido ao aquecimento diurno das cidades. Nesse momento, há convergência de umidade em baixos níveis com suporte do JBN (Jato Baixos Níveis), sinalizada nas próximas 12 horas, que, ainda assim, poderá causar tempestade e risco de TEMPO SEVERO em alguma regiões, devido a formação de um ciclone de superfície de origem subtropical.

DEPRESSÃO SUB/TROPICAL NO INVERNO

INGRESSO DA MASSA POLAR – DISSIPAÇÃO 22/06

MODELO DE CHUVAS NOAA SUL-SUDESTE

ACUMULADOS DE CHUVAS, riscos potenciais:
Chuva entre 50 a 100 mm/h ou 100 a 200 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.

Instruções:
Evite enfrentar o mau tempo.
Observe alteração nas encostas.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

TEMPO SEVERO, riscos potenciais para tornados:
Chuva entre 100 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (a partir 117 Km/h), e queda de granizo. Risco para destelhamentos de casas, queda de árvores, postes quebrados e alagamentos.

Instruções:
– Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
– Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Estimativas para a semana de (19 a 23/06/2021):

ATENÇÃO, CAVADO, SUDESTE!

No Sábado (19/06), um cavado com 1008 hPa e suporte do JBN (Jato de Baixos Níveis) sobre o sul e o  sudeste até  a madrugada,  poderá provocar chuvas moderadas a fortes entre os estados do RS, SC, PR, SP e RJ, ocasionado em TEMPO SEVERO. Segundo as projeções, linhas de instabilidades podem produzir CCM (Complexo Convectivo Mesoescala) ou SCM (Sistema Convectivo Mesoescala) de forma isolada entre as localidades já mencionadas. O cavado em superfície de origem subtropical se aprofundará, causando ventos costeiros e chuvas isoladas entre os estados. Na cidade do Rio de Janeiro, o sol voltou a brilhar e as temperaturas voltam a subir gradativamente.

ATENÇÃO!

Formação do JBN (Jato Baixos Níveis) e convergência de umidade em baixos níveis poderá causar tempestades entre os estados nos próximos dias, influenciando as condições atmosféricas para TEMPO SEVERO entre o sul, centro-oeste, sudeste e no norte em algumas localidades.

Domingo (20/06) ATENÇÃO! A convergência de umidade em baixos níveis, acoplado ao JBN, se alinhará com o oceano na passagem do cavado (área de baixa pressão). Começa a formação do ciclone de características subtropicais. Não se descarta possibilidade de ventos costeiros moderados a fortes entre o litoral do PR, SP, RJ e ES. Segundo as projeções GFS e ICON, se intensifica ocasionando chuvas moderadas a fortes.

ATENÇÃO! Ingresso da massa polar oceânica manterá à noite e nas manhãs entre o sul e sudeste temperaturas baixas. No período da tarde, temporais ocorrerão entre os estados do RS, SC, PR, SP e RJ na faixa litorâneas.  Há possibilidade para chuvas moderadas, agitação marítima e ventos costeiros. Não se descarta possibilidade para TEMPO SEVERO entre SP e o RJ (médio paraíba, costa verde, talvez capital, serrana, baixadas litorâneas, norte e noroeste do estado), bem como o ES.

ATENÇÃO: Aquele cavado comentado anteriormente, deverá se aprofundar afastado da costa, ganhando as característica subtropicais associada à convergência de umidade e suporte do JBN. Poderá ocasionar em temporais isolados com risco para chuvas moderadas, acompanhadas de descargas elétricas, vendavais de 100 km/h e queda de granizo.

ATENÇÃO! PROJEÇÕES FUTURAS INÍCIO DA SEMANA!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entre os dias 22, 23 e 24/06  (segundo as projeções GF, GEM e ICON) um percentual de 70%  do sistema de baixa pressão, evoluir para um sub/tropical bem afastado do continente brasileiro em alto mar. Não há qualquer risco para a população. Poderá ocasionar chuvas volumosas ao longo do dia entre os litorais da BA, SE e AL com risco de transbordamentos de rios e alagamentos. Não se descarta formação de linhas de Instabilidades (LI) associadas às CCMs (Complexo Convetivo Mesoescala) ou SCM (Sistema Convectivo Mesoescala).

Fonte de pesquisa:
NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), GFS, GEM, NAVAGE, ICON, INPE e INMET.