Ciclone e ingresso de massa polar provocam temporais no sul e sudeste

Posted on Posted in Previsão do tempo

Sharing is caring!

O calor intenso vem marcando presença no final do inverno, desde o último fim de semana. As pancadas de chuvas ficaram restritas à região sudeste. A formação de um ciclone provocou tempo severo entre a Argentina, o Uruguai e o RS, ocasionando na formação de tornados em alguns pontos isolados. Novo cavado de superfície, associado à convergência de umidade em baixos níveis, deverá causar temporais isolados na costa do RS, SC, PR, SP e RJ, de forma isolada (Angra dos Reis e Paraty).  Em menor chance para a capital do estado, nas próximas 72 horas. A presença de nuvens mais baixas em todo o litoral do PR, SP e RJ será devida à atuação da massa marítima que irá atuar junto com a frente fria no caso do PR e SP, e um pouco após a frente fria, no caso do RJ e até o sul do ES. A frente fria trará chuvas mais intensas em toda a região, já a massa marítima será responsável por chuvas mais fracas e muitos chuviscos e garoa.

A frente fria proporcionará principalmente nuvens de altitude elevada e nuvens cumuliformes, de altitude um pouco baixa. A massa marítima trará chuvas praticamente sem trovoadas e com ventos de intensidade moderada de forma mais contínua. A frente fria causará ventos de moderada a forte intensidade com picos que poderão ser bastante fortes, principalmente no litoral norte do PR. A massa marítima deve causar cerca de 15% do volume total das chuvas nos próximos 3 dias.

MODELO GFS-NOAA-CHUVAS INTENSAS

ACUMULADOS DE CHUVAS, riscos potenciais:
Chuva entre 50 a 100 mm/h ou 100 a 200 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.
Instruções:
Evite enfrentar o mau tempo.
Observe alteração nas encostas.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

TEMPO SEVERO, riscos potenciais para tornados:
Chuva entre 100 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (a partir 117 Km/h), e queda de granizo. Risco para destelhamentos de casas, queda de árvores e postes quebrados, e alagamentos.

Instruções:
– Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
– Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Estimativas para o final de semana, válido para os próximos dias de 11 a 17/08/2021:

Quarta-feira (11/08): nessa manhã a cidade do RIO sentiu o frescor da massa polar fraca que avançou pelo oceano. Mas por volta das 10 horas da manhã, as temperaturas voltaram a subir. No período da tarde,  a frente fria fraca, afastada do continente, provocou ventos costeiros moderados nas regiões litorâneas. O afastamento gradativo do sistema para a região norte do estado do RJ, diminuirá os riscos de tempestades sobre o estado. Ainda persistem para a noite e madrugada, possibilidade de pancadas de chuvas isoladas entre SP e RJ. O ingresso da massa polar gerou a formação da nuvem rolo no litoral carioca.

ATENÇÃO INGRESSO DA MASSA POLAR!

Quinta-feira (12/08): como dito anteriormente, um sistema de baixa pressão, cavado em superfície com 1014 hPa, de origem subtropical anômalo ficará estacionado entre o litoral do PR, SP e RJ. O ciclone extratropical citado no início da matéria e sua frente-fria estarão afastados do continente. Nos Andes, um cavado desestabilizará o interior do pais até o sudeste, associado ao ingresso da MASSA POLAR. Deverá causar temperaturas muito baixas entre o RS, SC, PR, e SP. No período noturno, o estado de São Paulo terá chuvas em 72% da área.

Em 55% do estado choverá acima de 2 horas, em 30% acima de 4 horas. Em 48% do estado os volumes acumulados. O céu deverá se manter nublado em 85% na metade sul do estado, 71% no quadrante noroeste e 63% no quadrante nordeste. A sensação mínima oscilará entre 9 e 19°C e a máxima entre 14 e 25°C, mais frio no sul e mais quente no nordeste, mais úmido no oeste e mais seco no nordeste. A maioria dos estados do norte, parte do centro-oeste e nordeste terão a influência da massa continental que levará a temperaturas elevadas.

 

Sexta-feira (13/08): Incrivelmente em 2019, um sistema de baixa pressão muito parecido com este causou destruição e mortes pela cidade do Rio de Janeiro, principalmente na zona sul. Segundo as projeções GFS e ECMWF, o sistema de baixa pressão têm uma origem subtropical e deverá causar tempestades isoladas no litoral entre os estados do PR, SP, RJ (dia nublado com episódios de sol) e ES, talvez. Caso a projeção se confirme, há risco de TEMPESTADES no inverno. Aconselhamos os moradores seguirem os informes da DC de seus estados. A Massa polar irá causar no período noturno queda de temperaturas.

Lembramos que existe possibilidade de TEMPO SEVERO devido a convergência de umidade em baixos níveis. Alguns modelos GFS, CMC, GEM e NAVGEM sugerem chuvas de até 80 mm, ocasionando prejuízos as populações de algumas áreas no litoral do PR e SP.

Sábado (14/08): no período diurno, o cavado, área de baixa pressão com 1014 hPa, avançará lentamente para o oceano afastado do continente e do litoral do sudeste. Segundo as projeções, haverá condições de TEMPESTADES em alguns pontos no litoral de SP, no RJ (sul do estados, capital, regiões serrana e dos lagos, norte e noroeste) e do estado do ES. Mais afastado, no oceano Atlântico Sul, o cavado se aprofundará lentamente, segundo as projeções. Iremos acompanhar o seu desenvolvimento e manteremos informado-os se houver necessidade. Até a madrugada de domingo a massa polar irá dissipar. A massa continental (calor) fica bloqueada em MG.

== PROJEÇÕES FUTURAS INÍCIO DA SEMANA ALERTA ==

ATENÇÃO ONDA DE CALOR!

ATENÇÃO FORMAÇÃO DE NUVENS CONVECTIVAS!

Domingo (15/08): a massa polar ainda induzirá ligeira queda nas temperaturas nos próximos dias no período noturno, entre o sul e o sudeste brasileiro. Durante o dia, principalmente entre SP, RJ e ES, será um dia de calor com abertura de sol, porque o cavado estará bem afastado da região costeira brasileira. ONDA DE CALOR! A massa continental ganhará força no estado de MG no fim de semana. Devem ficar atentos para baixa umidade entre os estados de MG, GO, DF, MT e parte de MT. Segundo projeções GFS e ECMWF são esperados novos recordes de temperaturas em todo centro-sul e baixa umidade.

ATENÇÃO formação do cavado de superfície entre o sul e o sudeste deverá ocasionar TEMPESTADES entre o litoral do RJ (sul do estado) SP, PR, SC e o RS. As projeções sugerem a possibilidade, então, deveremos levar em consideração.

ATENÇÃO OCEANO ATLÂNTICO SUL, OUTRO SUBTROPICAL NO INVERNO?

Segunda-feira (16/08): novo sistema de baixa pressão, cavado em superfície com 1010 hPa, deverá se aprofundar e desenvolver, segundo projeções GFS e ECMWF ,com possibilidade na formação de outro sistema de baixa pressão de origem subtropical. Será que irá evoluir, será que se aprofunda? Haverá condições de TEMPESTADES ainda no inverno? Lembrando que a primavera começa em 21 de Setembro. Vamos observar!

Terça-feira (17/08): formará um cavado de forma alongada entre a costa do sudeste e sul do Brasil. O sistema de baixa pressão, têm uma origem subtropical. Ressaltamos que existem riscos de tempestades no litoral carioca, de São Paulo, do Paraná e Santa Catarina, segundo os modelos GFS e ECMWF. Outra projeção sugere que haverá condições de TEMPESTADES, ainda no inverno, no interior do estado do RIO entre a região serrana, baixadas litorâneas, no norte e noroeste fluminense. ATENÇÃO! Risco na formação de NUVENS CONVECTIVAS e formação de “tornados” no estado do RJ. Existem divergências em algumas projeções quanto ao sistema de baixa pressão que deverá influenciar o clima em alguns estados. As observações dos modelos, em 850 hPa de anomalia, sugerem que a massa polar, gradativamente, irá dissipar.

Fonte de pesquisa: NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), GFS, GEM, NAVAGEM, ICON, CMC, ECMWF, NPE e INMET.