Eclipse total da Lua acontecerá nesse domingo na madrugada

Posted on Posted in Astronomia

Sharing is caring!

O evento ocorrerá na madrugada dos dias 15 e 16 de maio, domingo para segunda-feira, quando a lua estará alinhada entre o Sol e a Terra e obterá cor avermelhada num verdadeiro espetáculo noturno Segundo o Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (ON/MCTI), o fenômeno também conhecido como “lua de sangue” será o primeiro e único do ano 2022 e o próximo ocorrerá em junho de 2029. Em São Paulo e no Rio de Janeiro o ápice do eclipse total ocorrerá às uma hora e onze minutos da madrugada. Será possível acompanhar a olho nu, sem utilização de equipamentos, em toda a América do Sul e América Central, parte da América do Norte, parte da Europa, parte da África e em todo o território brasileiro.

Fonte NASA

O Eclipse total da Lua ocorre quando a Lua entra na sombra da Terra em um alinhamento entre Sol, Terra e Lua. A tecnologista sênior do Observatório Nacional, Dra. Josina Nascimento, explica que quando um corpo extenso, como o Sol, ilumina outro corpo extenso ocorrem duas regiões de sombra: a penumbra e a umbra.

Fonte Observatório Nacional

 

 

 

 

 

 

 

 

No caso da penumbra, a sombra recebe luz de alguns pontos da fonte luminosa. Já a umbra é uma sombra que não recebe luz nenhuma da fonte luminosa. “Quando a Lua entra na penumbra, temos um eclipse penumbral, quando entra em parte da umbra, temos um eclipse parcial e quando entra totalmente na umbra temos o eclipse total, quando a Lua fica ainda mais linda e avermelhada. Todo eclipse total passa pelas fases penumbral e parcial”, destaca Josina.

Texto de Kathleen Rebustini