Alerta vermelho para eventos severos entre o sul e o sudeste do Brasil nos próximos dias

Posted on Posted in Geral, Tempo

Sharing is caring!

Alerta para ventos costeiros e chuvas intensas nos próximos dias pode causar transtornos

O destaque desta semana (23/04) será a formação da ZCAS (zona de convergência do atlântico sul), o Rio Voador na abertura do inverno no sudeste. Neste sábado começou a formação de outro sistema de baixa pressão, um ciclone extratropical de seclusão quente, shapiro-keyser que deverá formar entre a Argentina e o Uruguai. Esse ciclone tem uma característica muito peculiar, consegue empurrar o bloqueio da ASAS (Alta subtropical do Atlântico Sul) com 1024 hectopascal-hPa que vem provocando onda de calor nos últimos 15 dias pelo menos na região sudeste. Incrivelmente na abertura oficial da estação do inverno, o ciclone contribui para o ingresso da massa polar continental até os estados do sudeste. O referido ciclone possui as três características extratropical, subtropical e tropical. Saliento que neste inverno, ainda persistirá o veranico fora de época. Foi divulgado recentemente que o fenômeno La Niña deveria ser instalar. Nesse momento, o Oceano Atlântico Sul está com a TSM (temperatura de superfície do mar) em anomalias positivas entre 22 a 26.8° graus Celsius. ATENÇÃO, aos estados de São Paulo litoral e do Rio de Janeiro, principalmente, costa verde, Angra dos Reis, Sepetiba, baixada fluminense, capital , região dos lagos, serrana e norte e noroeste fluminense, Campo dos Goytacazes, devem ocorrer pancadas de chuvas localizadas, moderadas a fortes, ventos costeiros, possibilidade de trovoadas (atividade elétrica) nas próximas 48 horas de 26/06.

As condições atmosféricas serão de talvez de TEMPO SEVERO para as próximas 96 horas de (28/06), devido a atividade convectiva associada ao JBN (jatos baixos níveis), o ar quente e úmido da Amazônia. Nota-se perturbações na troposfera média, um cavado, área de baixa pressão de forma alongada no Paraguai. Nas próximas 72 horas a chegada da massa polar continental deverá provocar quedas nas temperaturas abruptamente entre os estados do centro-sul. Os órgãos devem tomar medidas para distribuição de agasalhos aos menos favorecidos devido às baixas temperaturas. O frio pode ser intenso em várias cidades devido a circulação ciclônica e marítima dos ciclones que irão se formar durante o início da semana.

Segundo os modelos de fase, deverá provocar ventos moderados e a fortes, linhas de instabilidades (LI) ocasionando tempestades a qualquer hora do dia ou mesmo à noite. Não se descarta a formação de nuvens convectivas de forma isolada conforme identificado nos modelos (parâmetro composto de supercélulas (SCP) e parâmetro de tornado significativo (STP) com eventuais prejuízos às populações.

Seguiremos os modelos da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) para baixas pressões e cavado. Acreditamos que este posicionamento pode gerar alguns conflitos de opiniões sobre as condições atmosféricas nos próximos dias. Atentem a tomar todas as medidas de segurança e prevenção para evitar transtornos. Nota-se perturbações na troposfera média, que deverá resultar em pancadas de chuvas localmente fortes, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento de até 100 km/h e queda de granizo. Lembrando que LI (linhas de instabilidades) e SCM (Sistema Convectivo Mesoescala) podem ocasionar, nos casos mais severos, supercélulas.

ATENÇÃO ESPECIAL -TEMPESTADES. No período da tarde, áreas de instabilidades nos estados do sudeste devido a perturbações nos níveis médios da troposfera associado a formação do ciclone, segundo o modelo de fase CMC, UKMET e GFS que resultará em pancadas de chuvas localmente fortes com risco de temporais e granizo. ATENÇÃO: frente semi estacionária deverá causar declínios da temperaturas e acumulados previstos segundo o modelo de alta resolução WRF (precisão na escala de 7 km) acentuadas em alguns locais. Na região norte do estado do Rio, ES e a BA, pode ser influenciado pelo ciclone de seclusão quente, conhecido como: “shapiro-keyser” afastado da costa.

ATENÇÃO, FORMAÇÃO DO CICLONE
O inverno começa com anomalias positivas no oceano atlântico sul?

MODELO SINÓTICO ECMWF, CICLONE DE CARACTERÍSTICAS SUBTROPICAIS ATÉ 27/06!

As anomalias positivas identificadas como observado em vários modelos ECMWF, GFS e ICON. Além disso, grandes volumes de chuvas deverão ocorrer no oceano, indicando que a característica é subtropical e deverá resultar em pancadas de chuvas localmente fortes, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento de até 100 km/h e queda de granizo. Lembrando que LI (linhas de instabilidades) e SCM (Sistema Convectivo Mesoescala) podem ocasionar, nos casos mais severos, formação de supercélulas.

ALERTA DE PERIGO SUL DO BRASIL, CHUVAS INTENSAS!

ATENÇÃO ESPECIAL, VENTOS COSTEIROS, AGITAÇÃO MARÍTIMA, CHUVAS INTENSAS NO SUL DO BRASIL. No início da semana entre segunda-feira e quarta-feira (24 a 27/06) poderá ter temporais generalizados com possíveis transtornos associados a formação do ciclone de características subtropicais no RS e parte de SC com possíveis transtornos devido aos grandes volumes precipitáveis.

PREVISÃO DE CHUVAS INTENSAS REGISÃO SUDESTE NOS PRÓXIMOS 10 DIAS!

ACUMULADOS DE CHUVAS, riscos potenciais:
Chuva entre 50 a 100 mm/h ou 100 a 200 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, enchentes, inundações em cidades com áreas de risco.

Instruções:
Evite enfrentar o mau tempo.
Observe alteração nas encostas.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

TEMPO SEVERO, riscos potenciais para tornados:
Chuva entre 100 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (a partir 117 Km/h), e queda de granizo. Risco para destelhamentos de casas, queda de árvores, postes quebrados e alagamentos.

Instruções:

– Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
– Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

==== PROJEÇÕES FUTURAS ======
Informativo válido para as próximas 86 horas de 29/06.

Domingo (23/06): um sistema de baixa pressão provocou ventos costeiros no litoral de SP e do RJ, neste domingo, no período da tarde. O tempo continuou firme na maioria dos estados do sudeste. Atenção, na madrugada um cavado, nova área de baixa pressão entre o Paraguai ao sul do Brasil, litoral deverá causar chuvas intensas e eventuais prejuízos às populações do sul do Brasil. Nas imagens de satélite são visíveis a formação de nuvens do tipo Cumulonimbus, SCM (sistema convectivo mesoescala). Ainda existe possibilidade na madrugada para descargas elétricas e episódio de granizo associado a atividade de nuvens convectivas, devido ao ar quente e úmido da Amazônia JBN. ATENÇÃO novo episódio para formação da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul). Segundo projeções, GFS e ICON chuvas fortes devem acontecer, devido ao ramo polar estacionário no sul do Brasil.

Segunda-feira (24/06): dia de São João, em parte do sudeste, o calor ainda é visível, gradativamente as temperaturas irão se alternando devido aos ventos marítimos devido de um ciclone extratropical de seclusão quente, shapiro-keyser pelo litoral da Argentina e deve proporcionar rajadas de ventos na faixa litorânea do Uruguai, sul e na região sudeste. Estão mantidos avisos e risco de TEMPO SEVERO nas próximas 48 horas do litoral de SP até o RJ entre as regiões sul, costa verde, serrana, dos Lagos, no norte e noroeste do estado. Existe em algumas projeções dos modelos ECMWF possibilidade de chuvas moderadas a fortes até (100 mm/24h). O dia será ventoso em algumas regiões do estado do RJ, devido a baixa pressão, cavado, nas imediações do Oceano Atlântico Sul entre o ES e RJ.

Terça-feira (25/06): passagem do cavado em superfície acoplada ao ar quente e úmido da Amazônia, o JBN (Jato Baixos Níveis) pode ocasionar uma pequena mudança do tempo nos estados do sudeste nas próximas horas. Nos modelos notamos que a amplitude térmica, a massa polar estacionária, ficará bloqueada até SC. Segundo os modelos de fase CMC, GFS e ICON, os ventos costeiros e chuvas intensas podem acontecer nas proximidades do litoral do sudeste, devido ao encontro do ramo estacionário. No período da tarde, as pancadas de chuvas deverão ser moderadas a fortes. ATENÇÃO segundo os modelos parâmetro composto de supercélulas (SCP) e parâmetro de tornado significativo (STP) existe possibilidade de atividade convectiva forte com eventuais prejuízos às populações entre os estados de SP no sul e noroeste, e no estado do RJ, até o final do dia. As tempestades devem formar a partir das 13 horas, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de ventos de até 100 km/h e ocasionalmente queda de granizo.

==== ATENÇÃO, CICLONE ====

Quarta-feira (26/06): no período da manhã, no litoral do PR, SP e do RJ, um novo sistema de características subtropicais deve desenvolver-se devido ao escoamento do JBN (jatos baixos níveis), o ar quente e úmido da Amazônia. O ciclone irá se aprofundar mais ao sul, afastado da costa. O calor ainda deverá ser notado por mais 48 horas no interior dos estados do sudeste. No período da tarde, existe possibilidade para atividade convectiva entre o litoral de SC, PR, SP, RJ e do ES, devido a formação do sistema de baixa pressão, ciclone. Segundo projeções, a crista da borda da ASAS afastará gradativamente para o oceano.

Quinta-feira (27/06): como dito anteriormente, um sistema de baixa pressão, ciclone se aprofunda nas proximidades do litoral entre os estados do PR, SP e do RJ. Atenção, formação da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), o ar quente e úmido da Amazônia pode ocasionar chuvas intensas em curto espaço de tempo, ventos costeiros, durante o dia, trovoadas no inverno, pode acontecer, formação de Cumulonimbus, nuvens de tempestades e nos casos mais graves queda de granizo e formação de supercélulas no litoral do PR, SP e do RJ. Segundo os modelos de fases GFS, ICON e CMC como citado no início da matéria, sugerem passagem de um ramo frio estacionário acoplada a formação deste sistema de características subtropicais. Além disso, o que mais chamou atenção nas projeções, são os grandes acumulados de chuvas no meio do oceano, indicando que o sistema tem a origem subtropical.

==== PROJEÇÕES FUTURAS 30/06 ====

Sexta-feira, (28 a 30/06): até o próximo fim de semana, um cavado andino, área de baixa pressão, desestabiliza o interior do país até a região sudeste. ATENÇÃO nova onda de frio, massa polar continental terá 1033 hectopascal-hPa entre o sul e o sudeste do Brasil. Segundo o modelo da fase GFS entre os dias (24 a 30/06), um novo ciclone extratropical formará na Argentina. Este tipo de sistema terá as três características: extratropical, subtropical e tropical. O ciclone extratropical de seclusão quente consegue empurrar o bloqueio atmosférico da ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) para o meio do oceano. Deverá causar temperaturas muito baixas entre o RS, SC, PR, SP, RJ, ES e a BA. O ciclone deverá amplificar a ocorrência de rajadas de ventos, agitação marítima, chuvas intensas, atividade elétrica, queda de granizo e formação de “supercélulas ” devido ao ingresso da massa polar estacionária e ao encontro do ar quente e úmido da Amazônia, o JBN (jato baixos níveis).

CICLONE EXTRATROPICAL – SHAPIRO-KEYSER

MASSA POLAR CONTINENTAL

Todos os direitos reservados à página Caçadores de Tempestades – Jornalismo Científico. Proibido qualquer reprodução segundo a (Lei n°9.610) dos Direitos Autorais. Fonte de pesquisa NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), GOES16-XXX, Sigma Meteorologia, INPE e INMET!