Alerta para ventos costeiros, ressaca e nova onda de frio

Posted on Posted in Geral, Previsão do tempo

Sharing is caring!

O destaque desta semana (12/08), será a formação do segundo ciclone extratropical com 978 hPa no Oceano Atlântico Sul, nas próximas 48 horas. A frente fria provocará ventos costeiros moderados a fortes durante o período diurno na faixa litorânea denominada Charlie, Bravo e Delta entre os seguintes estados: SC, PR, SP, RJ e  ES.  A passagem desta frente fria pelo oceano fortalecerá o escoamento da convergência de umidade em baixos níveis e o JBN (Jato Baixos Níveis) em direção ao sul e sudeste nos próximos dias. Nos últimos dias, outro ciclone chamou muito a atenção sobre a Argentina, o Uruguai, o sul e sudeste do Brasil, provocando a primeira onda de frio no final da estação.

ATENÇÃO ESPECIAL, VENTOS COSTEIROS, AGITAÇÃO MARÍTIMA!
No período diurno, entre segunda-feira e quarta-feira, (12/08 e 14/08), alertamos para nova onda de frio, massa de ar seco e fria de 1040 hectopascal (hPa) entre a região sul e o sudeste do Brasil. Alerta novamente para TEMPERATURAS BAIXAS devido à passagem de outra frente-fria estacionária. Alerta de geadas! No litoral de SC, do PR, de SP (sul, norte e noroeste), no RJ (regiões sul do estado, costa verde, capital, serrana, baixadas litorâneas e norte fluminense) e em MG nas regiões (sul do estado e triângulo Mineiro).

ALERTA PARA VENTOS COSTEIROS REGIÃO SUDESTE

ATENÇÃO haverá condições atmosféricas fortes como declínios nas temperaturas abruptamente devido ao ramo polar estacionário. São esperados ventos costeiros de mais de 100 km/h, ressaca intensa na faixa litorânea.

ALERTA DE RESSACA ATÉ 15/08!

ACUMULADOS DE CHUVAS, riscos potenciais:
Chuva entre 50 a 100 mm/h ou 100 a 200 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios em cidades com áreas de risco.

Instruções:
Evite enfrentar o mau tempo.
Observe alteração nas encostas.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

TEMPO SEVERO, riscos potenciais para tornados:
Chuva entre 100 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (a partir 117 Km/h), e queda de granizo. Risco para destelhamentos de casas, queda de árvores e postes quebrados, e alagamentos.

Instruções:
– Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
– Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Informativo válido para as próximos 48 horas de 12 a 14/08:

ATENÇÃO, FRENTE FRIA ESTACIONÁRIA, CAVADO!

Segunda-feira (12/08): Neste dia observamos a passagem do ciclone extratropical com 978 hectopascal (hPa), provocando fortes rajadas de ventos em todo o litoral do sul ao sudeste do Brasil. O ramo polar estacionário deverá provocar geadas e friagem muito forte no período noturno em vários estados. Alerta para temperaturas baixas com mínimas previstas nos modelos ECMWF entre SP de até 03º graus, no RJ entre o norte e noroeste fluminense como Campo do Goytacazes, São João da Barra, Macaé, região dos lagos, capital fluminense, mínimas variando entre 13 e 8º graus, na região serrana pode fazer até -5 graus. Os órgãos devem preparar a população menos favorecida com cobertores para a nova onda de frio. O ciclone deverá amplificar a ocorrência de ventos costeiros, agitação marítima. ATENÇÃO! No período noturno, haverá condições de ventos costeiros de até 100 km/h na região sul do estado de SP, até no RJ até o norte e noroeste fluminense.

Quarta-feira (14/08): a massa de ar frio e seca, sistema de alta pressão de 1028 hectopascal (hPa) poderá provocar poucas nuvens na região sul e sudeste. A partir de quinta-feira, o dia será ensolarado com aumento significativo das temperaturas, o friozinho entre noite e madrugada, quente no período da tarde, será notado gradativamente. Os ventos costeiros devem diminuir devido ao afastamento do sistema de baixa pressão, ciclone extratropical e sua frente-fria.

Todos os direitos reservados à página Caçadores de Tempestades – Jornalismo Científico. Proibido qualquer reprodução segundo a (Lei n° 9.610) dos Direitos Autorais.

Fonte de pesquisa NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), GOES16-XXX, Sigma Meteorologia, Marinha do Brasil, INMET, INPE, GEM, NAVGEM, CMC, ICON, GFS e ECMWF.