Alerta laranja: detectado um novo sistema de baixa pressão no litoral do sudeste

Posted on Posted in Previsão do tempo

Sharing is caring!

O destaque desta semana (18/08), será a passagem da frente fria associada ao ciclone extratropical com 988 hPa no Polo Sul, nas próximas 24 horas. A frente fria provocará ventos costeiros moderados a fortes durante o período diurno na faixa litorânea denominada Charlie, Bravo e Delta entre os seguintes estados: SC, PR, SP, RJ e  ES.  A passagem desta frente fria pelo oceano fortalecerá o escoamento da convergência de umidade em baixos níveis e o JBN (Jato Baixos Níveis) em direção ao sul e sudeste. Nos últimos dias, a ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) com 1016 hPa, manteve as temperaturas altas em vários estados. ATENÇÃO haverá condições atmosféricas extremas ocasionadas no encontro da massa polar e o ar quente da ASAS. Algumas projeções, ECMWF, GFS e ICON, sugerem atividade convectiva forte associada as linhas de instabilidades como SCM (sistema convectivo mesoescala). Não se  descarta novos episódios de tempestades de areia, principalmente entre SP, MG e RJ. São esperadas chuvas de grandes volumes superiores a 100/150 mm nas próximas 24- 72 horas entre o litoral de SP e do RJ. Deverão resultar em pancadas de chuvas localmente fortes, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento de 100 km/h e queda de granizo com possíveis transtornos e prejuízos à população. O ingresso da massa polar provocará queda nas temperaturas abruptamente no sul e no sudeste do Brasil.

ATENÇÃO ESPECIAL, VENTOS COSTEIROS, AGITAÇÃO MARÍTIMA, CHUVAS INTENSAS!
Formou a convergência de umidade em baixos níveis e o JBN (Jato Baixos Níveis) que atua em boa parte do centro-sul mantendo as temperaturas altas e nas tempestades durante este inverno. No período da tarde, entre quinta-feira e sexta-feira, 18/08 e 19/08, poderá ter temporais generalizados com possíveis transtornos associados a passagem da frente-fria. ALERTA DE CHUVAS INTENSAS! No litoral de SC, do PR, de SP  (sul, norte e noroeste), no RJ (regiões sul do estado, costa verde, capital, serrana, baixadas litorâneas e norte fluminense) e em MG nas regiões (sul do estado e triangulo Mineiro). Em termos de chuva intensa e maiores acumulados, o destaque será os volumes expressivos associados na formação do cavado, área de baixa pressão em superfície com 1005 hPa, que deverá provocar TEMPESTADES entre o litoral do PR, SP e do RJ. As estimativas de chuvas são em 100/150 mm/24h na região área Charlie designada pela Marinha do Brasil. O calor e alta umidade manterão também as pancadas de chuva localizadas, com descargas elétricas pontuais em grande parte da região norte do país, além do TO, MA e do norte do PI.

ALERTA PARA VENTOS COSTEIROS MODERADOS A FORTES!

MODELO SINÓTICO ECMWF BAIXA PRESSÃO E VENTOS COSTEIROS

ATENÇÃO ESPECIAL TEMPESTADES. Nesta quinta e sexta-feira (19/08), são esperados grandes acumulados de chuvas nas regiões do sul e sudeste do Brasil, serão dois cavados simultâneos associados ao ingresso da massa polar. Projeções dos modelos GFS, ICON e GEM sugerem grandes acumulados de chuvas e possíveis impactos como enchentes, inundações e deslizamentos de encostas devido ao ingresso da massa polar, podendo ocasionar  supercélulas no período da tarde, provocando “TEMPO SEVERO” associadas ao calor e a umidade, JBN.

ATENÇÃO, ASSISTA O VÍDEO: ANOMALIA DETECTADA NO LITORAL DO SUDESTE!

ATENÇÃO, INGRESSO DA MASSA POLAR!

MODELO GFS-NOAA- CHUVAS INTENSAS

ACUMULADOS DE CHUVAS, riscos potenciais:
Chuva entre 50 a 100 mm/h ou 100 a 200 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios em cidades com áreas de risco.

Instruções:
Evite enfrentar o mau tempo.
Observe alteração nas encostas.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

TEMPO SEVERO, riscos potenciais para tornados:
Chuva entre 100 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (a partir 117 Km/h), e queda de granizo. Risco para destelhamentos de casas, queda de árvores e postes quebrados, e alagamentos.

Instruções:
– Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
– Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

ATENÇÃO SP: Soaring Index – as projeções em “K e CAPE” sugerem uma forte elevação térmica nos níveis de 850 hPa e 700 hPa nas próximas horas e possibilidade de chuvas intensas e trovoadas sobre SP devido a presença de nuvens convectivas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estimativas para o final de semana, válido para os próximos dias de 17 a 21/08/2022:

Quarta-feira (17/08): nessa manhã a cidade do RIO sentiu o frescor da massa polar fraca que avança gradativamente entre o Paraguai, a Argentina e  Uruguai. Nas projeções levantadas por nossa equipe, havia condições atmosféricas “severas” que ocasionaram tempestades de areia em MS, tornados em Canoas (15/08), e outro tornado ontem à tarde no Paraguai.  No período da tarde, notou-se rajadas de ventos em diversos pontos do RJ, principalmente, nos pontos mais elevados, tipo região serrana.

ATENÇÃO INGRESSO DA MASSA POLAR!

Quinta-feira (18/08): como dito anteriormente, um sistema de baixa pressão, cavado em superfície com 1010 hPa, ficará estacionado entre o litoral do PR, SP e RJ. O ciclone extratropical citado no início da matéria e sua frente-fria estarão afastados do continente, no polo sul. Nos Andes, um cavado desestabilizará o interior do pais até o sudeste, associado ao ingresso da “massa polar” com 1035 hPa. Deverá causar temperaturas muito baixas entre o RS, SC, PR, SP e RJ. No período da tarde, entre os estados do PR e SP haverá condições atmosféricas severas associadas a formação de nuvens do tipo Cumulonimbus de grande crescimento vertical devido o escoamento do JBN (Jato Baixos Níveis) e da convergência de umidade em baixos níveis que deverá amplificar a ocorrência de ventos costeiros, agitação marítima , chuvas intensas, atividade convectiva com possibilidade para formação de “tornados” devido ao encontro da massa polar com o ar quente e úmido da amazônia. ATENÇÃO! No período noturno, haverá condições de ventos costeiros de até 70 km/h na região sul do estado de SP até o litoral sul do RJ.

ATENÇÃO! PASSAGEM DA FRENTE-FRIA!

Sexta-feira (19/08): Incrivelmente em 15/02/20218 desenvolveu um sistema de baixa pressão muito parecido com este causando prejuízos no litoral de SP e do RJ e muita destruição na época. Segundo as projeções GFS e ECMWF, o sistema de baixa pressão, um cavado deverá causar tempestades no litoral entre os estados do PR, SP e RJ (dia nublado com episódios de sol) e ES, talvez. Caso a projeção se confirme, há risco de TEMPESTADES no inverno. Aconselhamos os moradores seguirem os informes da DC de seus estados. A Massa polar irá causar no período noturno queda nas temperaturas abruptamente. Há risco de ventos costeiros acima de 90 km/h no litoral e na região serrana, ou nos pontos mais altos em 850 hPa, carta de anomalia positiva e negativa.

Lembramos que existe possibilidade de TEMPO SEVERO devido a convergência de umidade em baixos níveis e do JBN (Jato Baixos Níveis). Alguns modelos GFS e CMC, sugerem chuvas de até 100/150 mm, ocasionando prejuízos as populações de algumas áreas no litoral do PR e SP. No RJ, existe possibilidade de chuvas moderadas a fortes de de 50 a 80 mm.

ATENÇÃO! FORMAÇÃO CAVADO LITORAL SP E RJ!

Sábado (20/08): ATENÇÃO as temperaturas baixas associadas ao ingresso da massa polar com 1035 hPa até o estado de SP. No RJ,  a massa polar terá 1024 hPa, devido ao bloqueio da ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) no interior do estado de MG. Mesmo assim, salientamos que será muito frio. Na semana passada, houve um evento meteorológico forte associado a formação de um ciclone e da massa polar que provocaram muitos prejuízos no período noturno, no litoral do sudeste. Segundo as projeções, haverá condições de TEMPESTADES em alguns pontos no interior e no litoral de SP, no RJ (sul do estados, capital, regiões serrana e dos lagos, norte e noroeste) e do estado do ES.

ATENÇÃO FORMAÇÃO DE NUVENS CONVECTIVAS!

Nas projeções GFS, ICON e NAVGEM sugerem outro cavado, área de baixa pressão com 1008 hPa na área Charlei, denominada pela Marinha do Brasil. O ingresso da massa polar com 1035 hPa provocará queda nas temperaturas em boa parte da região sudeste. Segundo projeções, o ar mais frio ficará bloqueado até SP. A frente-fria poderá causar chuvas moderadas a fortes e intensidade de até 100 mm/24h nas próximas 72 horas. ATENÇÃO RJ! No período da tarde, devido ao aquecimento diurno, não descarta-se episódios de trovoadas nas regiões sul do estado, costa verde, capital, serrana e baixadas litorâneas. Existe possibilidade de ventos costeiros e agitação marítima, Lua Minguante.

Domingo (21/08): a massa polar ainda causará queda nas temperaturas até o início da próxima semana. Neste domingo, ligeira abertura de sol nos estados no sudeste. No período da tarde, haverá condição de chuvas isoladas no litoral da região sudeste, devido a passagem da frente-fria pelo oceano. Os  ventos costeiros deverão permanecer no litoral de SP, RJ e do ES. Como dito anteriormente, as condições atmosféricas serão as mesmas do dia anterior.

Segundo projeções, o ar mais frio ficará bloqueado até SP. A frente-fria poderá causar chuvas moderadas a fortes e intensidade de até 100 mm/24h nas próximas 72 horas. ATENÇÃO RJ! No período da tarde, devido ao aquecimento diurno, não descarta-se episódios de trovoadas nas regiões sul do estado, costa verde, capital, serrana e baixadas litorâneas. Existe possibilidade de ventos costeiros e agitação marítima, Lua Minguante.

Todos os direitos reservados à página Caçadores de Tempestades – Jornalismo Científico. Proibido qualquer reprodução segundo a (Lei n° 9.610) dos Direitos Autorais.

Fonte de pesquisa: NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), GFS, GEM, NAVGEM, ICON, CMC, ECMWF, GOES 16-XXX, NPE e INMET!