São as águas de março fechando o verão com ciclones raros no Oceano Atlântico Sul

Posted on Posted in Previsão do tempo

Sharing is caring!

Alerta vermelho para o Oceano Atlântico Sul nas próximas 48 horas com a formação de outro ciclone raro e seclusão quente que até 01/04 terá  973 hPa, chamando a atenção até o final de semana. Atenção às regiões do sul e do sudeste do Brasil, formação de um segundo ciclone denominado “shapiro-keyser”, previsto nos modelos de fase UKMET, CMC, GFS e NAVGEM, desde o dia 29/03. Atenção às condições atmosféricas nas proximidades das regiões costeiras entre os estados do RS, SC, PR, SP e do RJ. Haverá condições para agitação marítima prevista nos modelos CPTEC/INPE/MCT com ondas de 3 a 5 metros e ventos costeiros intensos. Atenção aos modelos ECMWF-NOAA-NASA que tem previsão de chuvas intensas litoral do sul do Brasil, entre RS, SC e PR. Atenção litoral do sudeste, previsão de chuvas em até 100 mm. Atenção litoral do ES, previsão de chuvas em mais de 300 mm e no litoral da BA, cerca de 469 mm  em curto espaço de tempo devido ao aquecimento diurno associado a ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) com 1017 hPa. Lembrando aos caros leitores que estamos na transição da estação do verão para o outono por isso pode estar havendo algumas discrepâncias nos modelos e nas suas projeções. Ao que tudo indica a massa de ar frio ficará bloqueada na região sul do Brasil. A formação deste ciclone raro de seclusão quente deverá empurrar a ASAS para o meio do oceano até o seu afastamento  definitivo das imediações do Oceano Atlântico Sul por volta do dia 05/03.

No último fim de semana, houve a formação de um ciclone extratropical de seclusão quente conhecido como “shapiro-keyser” que ainda está influenciando em tempestades nas regiões do sul e do sudeste do Brasil.  Modelo GFS da NOAA de 27/03/2023 na figura acima.

Este vídeo produzido pela equipe da Caçadores de Tempestades mostra bem como serão os próximos eventos meteorológicos na costa brasileira. As projeções e modelos de fase UKMET, ECMWF, CMC, ICON e GFS estão coerentes para um ciclone extratropical de seclusão quente, SHAPIRO-KEYSER nas proximidades do Oceano Atlântico Sul. ATENÇÃO! Há risco de ventos costeiros fortíssimos, agitação marítima, atividade para descargas elétricas intensas, queda de granizo, formação de supercélulas perigosas e tornados, devido a atmosfera ciclônica. No sudeste, haverá perturbações nos níveis médios da troposfera associada a convergência de umidade em baixos níveis que poderá proporcionar “tempestades vespertinas” no período da tarde. No início do mês de Abril, por volta de 08/03, um novo ciclone ou depressão subtropical poderá vir, com 1006 hPa, entre a BA, o ES e o norte do RJ.

Seguiremos os modelos da NOAA e britânicos para baixas pressões e cavado. Acreditamos que este posicionamento pode gerar alguns conflitos de opiniões sobre as condições atmosféricas nos próximos dias. Atentem a tomar todas as medidas de segurança e prevenção para evitar transtornos.

PREVISÃO DO MODELO DE FASE de 45-NCEP-GFS

31/03 a 04/04, VENTOS ESTIMADOS DE 82 KT, CERCA 151 km/h.

As projeções e modelos de fase UKMET, ECMWF, CMC, ICON, GFS e CPTEC/INPE/MCT estão coerentes para um ciclone extratropical, também conhecido como SHAPIRO-KEYSER. Há risco de ventos costeiros fortíssimos, agitação marítima com ondas 3  a 5 metros. No sudeste, haverá perturbações nos níveis médios da troposfera provocando pancadas de chuvas fortes com possíveis transtornos às populações dos estados e litoral.

ATENÇÃO ESPECIAL, TEMPESTADES ATÉ 04/03/2023!

 

 

 

 

 

 

 

 

A partir desta quinta-feira (30/03 a 07/04) são esperados grandes acumulados de chuvas nas regiões do sul e sudeste do Brasil, serão vários eventos meteorológicos simultâneos. Projeções dos modelos GFS, ICON e GEM sugerem grandes acumulados de chuvas e possíveis impactos como: transbordamentos de rios, quedas de barreiras, deslizamentos de encostas, enchentes e inundações. Alerta dos modelos WRF-INPEparâmetro composto de supercélulas (SCP) e parâmetro de tornado significativo (STP) indicam possibilidade de queda de granizo, supercélulas perigosas e tornados devido a formação do ciclone shapiro keyser com eventuais prejuízos às populações provocando “tempo severo” nos seguinte estados: SC, PR, SP, MG, RJ, no ES até o sul da BA!

ATIVIDADE CONVECTIVA FORTE SOB O SUDESTE!

Nas próximas 72 horas, a partir do dia 30 a 07/04, as condições atmosféricas serão de “tempo severo” devido ao ciclone extratropical, shapiro keyser, nas imediações da área Charlie (PR, SP e RJ) e Alfa (SC e RS). Acreditamos que seja um dos ciclones mais fortes do outono. Nesta sexta-feira, dia 31/03, o ciclone se desenvolverá entre o litoral da Argentina, do Uruguai e do RS até o final do dia. O centro de baixa pressão terá 1006 hPa. No sábado, se aprofunda para 975 hPa. Segundo os modelos de fase, o ciclone raro até o dia 04/04 provocará forte linhas de instabilidades (LI) ocasionando tempestades como: CCM (Complexo Convectivo Mesoescala). Não se descarta formação de tornados isolados devido a atmosfera ciclônica.

ATENÇÃO, DECLÍNIO NAS TEMPERATURAS SUL DO BRASIL!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATENÇÃO: Devido a manutenção da ASAS, aproximadamente até o dia 05/04, a massa polar será fraca na maioria dos estados. Conforme o ciclone se desloca pelo oceano, a massa polar vista nos modelos em 850 hPa de anomalias positivas e negativas e deverá gerar acumulados de chuvas intensas por todas as regiões litorâneas do sul ao sudeste do Brasil e no sul da BA. Alguns modelos preveem riscos de enchentes, queda de barreiras, transbordamentos de rios, alagamentos , deslizamentos de encostas. Os acumulados previstos segundo o modelo de alta resolução WRF (precisão na escala de 7 km) sinaliza que haverá chuvas pesadas no oceano em alguns locais. Entre as regiões do nordeste, sudeste e sul do Brasil, as chuvas deverão ser intensas, principalmente entre o PR e SC, de previsão de até 817 mm no sul/sudeste, e SP com variável de 200/250. No estado do RJ e no sul de MG, além de Lagoa Santa, Pirapetinga, Juiz de Fora, Zona da Mata mineira e Triângulo Mineiro, em até 150 mm.

ACUMULADOS DE CHUVAS, riscos potenciais:
Chuva entre 50 a 100 mm/h ou 100 a 200 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios em cidades com áreas de risco.

Instruções:
Evite enfrentar o mau tempo.
Observe alteração nas encostas.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

TEMPO SEVERO, riscos potenciais para tornados:
Chuva entre 100 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (a partir 117 Km/h), e queda de granizo. Risco para destelhamentos de casas, queda de árvores, postes quebrados e alagamentos.

Instruções:
– Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
– Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Estimativas para o fim de semana entre os dias 29 a 07/04/2023:

ATENÇÃO! FORMAÇÃO DO CICLONE

Quinta-feira (30/03): em SP e RJ, foi mais um dia de calor no outono. No período da tarde, linhas de instabilidades ganharam força sobre os estados causando tempestades fortes. No período da noite, foram vistas duas CCM (complexo convectivo mesoescala) entre a região de Itanhaém até Registro-SP, e a segunda CCM estava na região sul do estado do Rio, causando chuvas intensas sobre o estado, acompanhadas de descargas elétricas, queda de granizo e atividade de supercélulas perigosas. Ambos os eventos meteorológicos estão associados a formação do ciclone de seclusão quente entre a Argentina, o Uruguai e parte do RS, nesta sexta-feira. O sistema de baixa pressão com ingresso da massa polar fraca deverá causar ligeiro declínio nas temperaturas, agitação marítima e ventos costeiros moderados a forte devido a aproximação do litoral do sul do Brasil. Nas imagens de satélite foram visíveis as formações de nuvens do tipo Cumulonimbus, de grande crescimento vertical e CCM  (complexo convectivo mesoescala).

ATENÇÃO! FORMAÇÃO DO CICLONE RARO

Sexta-feira (31/03): serão mantidos avisos e risco de TEMPO SEVERO do litoral do sul do Brasil até a região sudeste. Nas próximas horas, um ciclone de seclusão quente, shapiro-keyser, irá se aprofundar provocando ventos costeiros e agitação marítima entre a Argentina e o Uruguai. Ainda existe em algumas projeções dos modelos ECMWF possibilidade de chuvas moderadas a fortes (100 mm/24h) devido a convergência de umidade em baixos níveis devido a formação do ciclone que estará nas mediações do Oceano Atlântico Sul mais afastado ao sul. Estão previstos em alguns nos modelos GFS formação de LI (linhas de instabilidades) como CCM (Complexo Convectivo Mesoescala), podendo ocasionar em tempestades moderadas a fortes, acompanhadas de descargas elétricas, vendavais e queda de granizo entre a hora do almoço, às 12 horas até às 18 horas. Será necessário acompanhar o desenvolvimento do sistema.

ATENÇÃO, modelos indicaram parâmetro composto de supercélulas (SCP) e parâmetro de tornado significativo (STP) com eventuais prejuízos às populações.

ATENÇÃO SP para formação de supercélulas perigosas no estado:  Vale do Ribeira, Botucatu, Campinas, Piracicaba, São Pedro, Americana, Jaguariúna, Jundiaí, Santos, Guarujá, São Bernardo do Campo, Ubatuba e Pindamonhangaba.

ATENÇÃO RJ para formação de supercélulas perigosas em Angra dos Reis, Sepetiba, Campo Grande, Ilha do Governador, Caxias, Valença, regiões serrana, dos lagos e norte fluminense Campo dos Goytacazes.

ATENÇÃO MG para formação de supercélulas perigosas entre sul e sudoeste de Minas, Campo dos Vertentes, Zona da Mata e vale do rio Doce.

ALERTA DE CHUVAS INTENSAS, VENTOS PODEROSOS!

Sábado (01/04): Atenção, área Alfa!  Litoral do RS, SC e PR com previsão de chuvas de 817 mm. Em SP (no sul, norte e noroeste) ventos costeiros poderosos previsto nos modelos de fase  29 GFS em 77 Kt, cerca de 146 km/h em 925 Mb. Atenção RJ (regiões sul do estado, costa verde, capital serrana, baixadas litorâneas e norte fluminense) e MG (nas regiões sul do estado até a zona da mata mineira) a convergência de umidade em baixo nível será sugada em direção ao oceano produzindo linhas de instabilidades associadas ao ciclone extratropical, shapiro-keiyser com 982 hPa. Alerta para TEMPO SEVERO estão previstos em alguns nos modelos GFS formação de LI (linhas de instabilidades) como CCM (Complexo Convectivo Mesoescala) podendo ocasionar em tempestades moderadas a fortes, acompanhadas de descargas elétricas, vendavais e queda de granizo. Será necessário acompanhar o desenvolvimento do sistema.

ATENÇÃO, modelos indicaram parâmetro composto de supercélulas (SCP) e parâmetro de tornado significativo (STP) com eventuais prejuízos às populações.

ATENÇÃO SP para formação de supercélulas perigosas no estado ( Vale do Ribeira, Botucatu, Campinas, Piracicaba, São Pedro, Americana, Jaguariúna, Jundiaí, Santos, Guarujá, São Bernardo do Campo, Ubatuba e Pindamonhangaba).

ATENÇÃO RJ para formação de supercélulas perigosas (Angra dos Reis, Sepetiba, Campo Grande, Ilha do Governador, Caxias, Valença, regiões serrana, dos lagos e norte fluminense Campo dos Goytacazes).

ATENÇÃO MG para formação de supercélulas perigosas (entre sul e sudoeste de Minas, Campo dos Vertentes, Zona da Mata e vale do rio Doce).

TEMPO SEVERO, CICLONE!

Domingo (02/03): Os ventos costeiros relacionados ao ciclone com 981/979 hPa, shapiro-keyser, segundo projeções e modelos de fase GFS. Alerta para ventos costeiros e chuvas intensas entre o litoral do sudeste no período da tarde, são esperadas chuvas de até 100 mm em parte da cidade do Rio, na região dos lagos, serrana, norte e noroeste, SP e MG. São esperadas tempestades acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de ventos de mais de 100 km/h e ocasionalmente queda de granizo.

Será necessário acompanhar o desenvolvimento do ciclone de núcleo quente raso nas mediações da costa brasileira. Na região sudeste, principalmente no litoral, o fluxo de leste acarretará no período da tarde, pancadas de chuvas fortes. Saliento que algumas cidades do sudeste, principalmente de SP, MG e RJ sofrem a influência de bloqueios atmosféricos devido ao relevo e, além disso, a ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) com 1016 hPa inibe a chegada de chuvas mais fortes. De qualquer forma, outros modelos americanos sugerem “tempestades severas” entre as regiões litorâneas e o interior dos estados.

ATENÇÃO, modelos indicaram parâmetro composto de supercélulas (SCP) e parâmetro de tornado significativo (STP) com eventuais prejuízos às populações.

ATENÇÃO PR divisa com MS e SP para formação de supercélulas perigosas no estado ( Vale do Ribeira, Botucatu, Campinas, Piracicaba, São Pedro, Americana, Jaguariúna, Jundiaí, Santos, Guarujá, São Bernardo do Campo, Ubatuba e Pindamonhangaba).

ATENÇÃO RJ para formação de supercélulas perigosas (Angra dos Reis, Sepetiba, Campo Grande, Ilha do Governador, Caxias, Valença, regiões serrana, dos lagos e norte fluminense Campo dos Goytacazes).

ATENÇÃO MG para formação de supercélulas perigosas (entre sul e sudoeste de Minas, Campo dos Vertentes, Zona da Mata e vale do rio Doce).

ATENÇÃO ESPECIAL ZCIT – TEMPESTADES MULTICELULARES.

Segunda-feira (03/04): passagem do ciclone shaprio-keyser com 974 hPa afastado do continente deverá provocar tempestades e chuvas intensas em curto espaço de tempo devido ao aquecimento diurno e a influência da ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) com 1016 hPa no interior do país. Alerta para TEMPO SEVERO devido a formação de um novo cavado, área de baixa pressão entre MG e a BA no interior do estados e deverá provocar novas instabilidades. atmosféricas.

ATENÇÃO, NORDESTE!

Terça-feira (04/04): A ZCIT (zona de convergência intertropical) deverá contribuir com muita chuva no litoral do nordeste: Aracaju, Recife, Natal, Fortaleza, Belém do Pará, Maranhão e interior dos estados e Manaus. No período da tarde, temporais deverão acontecer e possíveis transtornos, devido a formação de um cavado com 1004 hPa, no litoral e outra área de baixa pressão com 1003 hPa contribuindo para áreas de instabilidades nos estados.

Há risco de enchentes, inundações, transbordamentos de rios, alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios devido ao desfile de baixas pressões associado a ZCIT. No centro-oeste, haverá perturbações nos níveis médios da troposfera associado ao cavado que resultará em pancadas de chuvas fortes com risco de queda de granizo.

Estamos acompanhado as próximas rodadas. Se quiser saber mais, faça parte da nossa comunidade nas redes sociais @cacadoresdetempestades

Fonte de pesquisa: NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), GFS, GEM, NAVGEM, ICON, CMC, ECMWF, GOES 16-XXX, INPE, INMET, CEMADEN-RJ, Sigma Meteorologia e Marinha do Brasil.